Automóveis Titulo
Muito mais que um utilitário
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
05/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Volkswagen estreou com pé direito no segmento dos utilitários esportivos compactos. O Tiguan, produzido em Wolfsburg, Alemanha, e comercializado no Brasil desde abril, concentra inúmeras qualidades que, apesar da aparência, o colocam num posto de destaque ante a concorrência.

Partindo de R$ 124.190, o jipinho tem o poder da sedução. Desvia olhares, entorta pescoços e diversas vezes é apontado nas ruas. O design, porém, chama atenção exatamente por não ser extravagante ou excêntrico, mas por carregar linhas sóbrias e suaves.

O conjunto óptico dianteiro confere ao Tiguan um olhar bad boy. Qualquer semelhança com o novo Gol não é mera coincidência.

A imponência se faz presente com a linha de cintura elevada, que revela discreta inclinação. Um vinco mais acentuado próximo ao assoalho rebate a filosofia clean. A traseira é limpa, com os holofotes todos voltados para as lanternas, que carregam o DNA do belo e conceituado Passat CC.

INTERIOR - A vida dentro do Tiguan também vai muito bem, obrigado! Com medidas honestas - 4,43 m de comprimento, 2,60 m de distância entre os eixos e 1,81 m de largura - espaço não falta. Cinco pessoas viajam por horas e horas.

O acabamento também salta aos olhos de quem faz questão de requinte. Os bancos revestidos em couro apresentam boa qualidade de costura. As peças emborrachadas e plásticas são de qualidade superior e têm encaixes perfeitos, sem folgas ou rebarbas.

A lista de equipamentos completa o requinte do alemãozinho - respire fundo: direção servo-assistida, ar-condicionado Climatronic de duas zonas, CD player com MP3 mais oito alto-falantes, air bags frontais, laterais e tipo cortina, travas e vidros elétricos (claro!), espelhos retrovisores externos elétricos, rodas de liga-leve de 17 polegadas, computador de bordo, sensores de chuva e estacionamento traseiro, indicador de pressão dos pneus, controlador de velocidade, freios com ABS/ASR/ESP - ufa! - entre outros agrados.

DESEMPENHO - A cereja do bolo do utilitário da Volks é o desempenho. Com uma dirigibilidade que lembra muito pouco os SUVs de maior porte, o Tiguan é prazeroso ao volante.

O ponto alto é o motor 2.0 Turbo TSI 16V a gasolina que entrega 200 cv de potência e torque de 28,5 mkgf. Quando pisamos no pedal da direita com fé, colando-o no assoalho, o arranque é forte e imediato. Chegar a altas velocidades parece brincadeira de criança. Não por acaso ele vai de 0 a 100 km/h em 8,5 s - número que deixa muito carrinho no chinelo.

A suspensão entrega conforto, sem ser molenga ao extremo - o que irrita. Ponto positivo para a transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, que proporciona agilidade ao modelo de 1.622 quilos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;