Política Titulo
Taxa do poste não vinga no ABC
Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
27/02/2006 | 08:14
Compartilhar notícia


Cerca de dois meses após decidir pela cobrança da chamada taxa do poste – valor que a Eletropaulo teria de pagar pelo uso do solo –, durante reunião dos prefeitos no Consórcio Intermunicipal, nenhuma das sete prefeituras da região adotou a medida de fato. O defensor mais ferrenho da idéia, William Dib (PSB), de São Bernardo, pode ter de desistir da idéia. Segundo o secretário de Finanças da cidade, Marcos Cintra, os efeitos de uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a cobrança em uma cidade gaúcha estão sendo avaliados. “O departamento jurídico estuda a sentença, que saiu no último dia 20. Não há razão para começar a cobrar se não houver segurança em relação à legalidade”, disse Cintra. São Bernardo e Rio Grande da Serra sancionaram ano passado lei para a cobrança da taxa.

No início de janeiro, Dib garantiu que adotaria de cobrança. “Eu vou cobrar e quero saber quem vai dizer que eu não tenho o direito de cobrar”, disse na ocasião. Caso o prefeito consiga seu intento, a previsão feita em janeiro é que a Eletropaulo comece a receber as faturas no mês que vem. Segundo Cintra, ainda não ficou pronto o levantamento do número de postes existentes no município. Nas demais cidades, apenas Rio Grande mantém a posição de cobrar uma remuneração da Eletropaulo pelos postes de iluminação instalados no município.

O secretário de Finanças de Ribeirão, Mauricio Spolidorio, afirmou que a questão também está com os advogados da Prefeitura, mas há fortes indícios de que a cobrança não deve ser adotada. “Cálculos mostram que o valor arrecadado será pequeno e não justifica enfrentar uma batalha jurídica”, afirmou. O prefeito Clóvis Volpi (PV), porém, ainda não admitiu ter abandonado a idéia. “Estamos estudando o assunto e não há prazo para tomar a decisão final”, resumiu.

As demais prefeituras continuam na fase de estudos. O prefeito José Auricchio Júnior (PTB), de São Caetano, já admitiu que teme ações judiciais contra a cobrança. O secretário de Finanças de Santo André, Antonio Carlos Granado, não quis falar sobre o assunto, pois ainda aguarda uma decisão conjunta do Consórcio. Em Mauá, o secretário de Assuntos Jurídicos, Fernando Brigante Filho, é contra a taxa.

Justiça – O receio de ações na Justiça contra a cobrança se justifica. Todas as cidades que tentaram adotar a medida tiveram de voltar atrás por ordem judicial. A Eletropaulo avisou que entrará com representação judicial contra as prefeituras que fizerem o mesmo. A defesa da concessionária de energia baseia-se no artigo 155 da Constituição: quem pode estabelecer tributo sobre o serviço de energia elétrica é apenas a União, com exceção do ICMS.

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), deu início à polêmica sobre a taxa do poste no final do ano passado ao conseguir aprovar na Câmara projeto que instituiu a cobrança da Eletropaulo. A lei foi sancionada e regulamentada, mas o tributo nunca foi cobrado. Por precaução, a Eletropaulo vem depositando em juízo os valores, desde janeiro.

Consumidor – Outro receio em relação à taxa é a ameaça da empresa de repassar os custos extras para o consumidor final. No caso da capital paulista, se a cobrança fosse feita, atingiria toda a Região Metropolitana, incluindo o Grande ABC, uma vez que as cidades integram um único sistema. Cálculo feito à época em que o prefeito Serra anunciou a cobrança apontaram que o consumidor da região iria pagar entre R$ 0,50 e R$ 0,60 a mais ao mês nas contas de energia elétrica. Esse repasse, porém, tem de ser aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;