Internacional Titulo
Francês tentará atravessar o Atlântico pedalando
Por Do Diário do Grande ABC
15/10/1999 | 11:12
Compartilhar notícia


Depois de Cristóvao Colombo e principalmente nos últimos tempos, todos os meios para atravessar o Atlântico sao válidos: remando, em ultraleve, a nado, ou pedalando, como tentará fazer o francês Emmanuel Coindre, 26 anos.

``Qualquer marinheiro que se respeite tem de atravessar o Atlântico', disse Coindre que, em princípio, queria fazê-lo numa prancha à vela, mas que terminou desenhando e construindo em Saint Nazaire (Oeste da França) seu próprio aparelho - o ``hidrociclo', com o qual partirá das ilhas Canárias no início de novembro.

O aparelho, fabricado em resina, fibra de vidro e carbono, tem um pouco o aspecto do submarino tubarao.

O jovem aventureiro pretende passar dez horas por dia e durante 70 dias pedalando tanto com os pés como com as maos, para percorrer sem assistência as 3 mil milhas que separam as Canárias das Antilhas.

Na parte da frente do ``hidrociclo', levará o material, a roupa e alimentos, reduzidos ao mínimo para evitar o problema do peso da embarcaçao, que será de qualquer modo de 500 kg com carga completa.

Na parte de trás, um pequeno compartimento lhe permitirá descansar e dormir e ``escutar música', disse Coindre, mostrando os painéis solares com que alimentará o rádio.

Quanto à segurança, a embarcaçao tem uma baliza de socorro e um detector de radar, para ser ``visto' pelos navios. Além disso, o casco está pintado em cor cinza, para evitar ``mal-entendidos' com as orcas, que podem se mostrar agressivas.

Haverá também sobre a pintura as cores dos patrocinadores que completarao o custo total da aventura, estimado em US$ 63,5 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;