Esportes Titulo
Ficha de Renato Mizoguchi, atleta acidentado na Itália
Por Do Diário OnLine
Com Agências
31/01/2005 | 19:22
Compartilhar notícia


Confira a ficha do atleta Renato Mizoguchi, vítima de um grave acidente na inauguração de uma pista de gelo em Turim, noroeste da Itália.

Nome Completo: Renato Hiromi Gimenez Mizoguchi
Nascimento: 27/09/75, Bauru, SP
Altura: 1,69m
Peso: 65kg
Principais resultados: 2o na Nagano Cup, Japão (2000). 4o no ranking da Copa das nações (2003), 25o na Copa Mundial (2004)
Prova em Salt Lake: Individual
Colocação em Salt Lake: 46º

Após terminar o primeiro ano do segundo grau, aos 19 anos, Renato resolveu dar uma virada em sua vida e se mudou para o Japão, terra de origem de sua família. Por lá, além de trabalhar na indústria automobilística, o paulista praticava patins In line, no qual conquistou o quinto lugar no Campeonato Japonês de Half Pipe, em 1998. Neste mesmo ano, Renato viu a equipe brasileira de bobsled tentando a classificação para os Jogos de Inverno de Nagano-98. Renato se apaixonou pela idéia de descer as pistas geladas em alta velocidade e escreveu uma carta para a Associação Brasileira de Bobsled e Luge para saber como podia praticar o esporte. A resposta foi um incentivo ao ingresso no luge, já que a modalidade não traz a necessidade de se formar equipe. Em 1999 Renato já arriscava as primeiras descidas no Japão e depois no Canadá. O atleta diz que, desde que viu o símbolo olímpico hasteado nos Jogos de Seul-88, participar da maior festa do esporte se tornou seu maior sonho. Em 2002, conseguiu o que queria: representou o Brasil em Salt Lake City. Desde então, Mizoguchi vem se destacando no esporte. No ano passado, ele ficou em quarto lugar no ranking da Nation Cup (Copa das Nações), o melhor resultado que um atleta latino-americano já conseguiu no luge. Na última semana, Mizoguchi conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de 2006, em Turim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;