Diarinho Titulo
Como surgiu o Dia das Crianças?
Nayara Fernandes
Especial para o Diário
10/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Ricardo Carvalho Bosso, 5 anos, de São Caetano, acredita que o Papai-Noel inventou o Dia das Crianças. "Ele faz muitos brinquedos. Acho que nos dias especiais dá presentes para todo mundo."

No Brasil, o Dia das Crianças foi criado pelo deputado Galdino Valle Filho, em 1924. O dia escolhido foi 12 de outubro, de acordo com a lei federal assinada por Arthur Bernardes, presidente do Brasil na época.

Apesar de antiga, a data só passou a fazer parte do calendário de festejos em 1980, depois que o presidente João Batista Figueiredo assinou nova lei que tornou o dia 12 de outubro feriado nacional, em comemoração à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do País.

Antes disso, na década de 1960, fabricantes de brinquedos resolveram celebrar a data no segundo domingo de outubro, como forma de aumentar as vendas.

Sem comemoração - Nem sempre as crianças eram homenageadas. A primeira comemoração internacional aconteceu em 1º de junho de 1950. Foi organizada pela Federação Democrática Internacional das Mulheres. O objetivo era aliviar os efeitos da Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Naquela época, as crianças dos países mais atingidos pela guerra - como Alemanha, Japão e Itália - viviam muito mal. Faltava comida em casa e os pais estavam mais preocupados em arrumar emprego do que cuidar dos filhos. Muitos tiravam as crianças da escola e as colocavam para trabalhar.

Atualmente, a maioria das nações tem data para celebrar o Dia das Crianças.

Consultoria de Maria Ângela Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC

Nem sempre foi assim
Na época dos avós, não comemorava-se o Dia das Crianças. Ganhava-se presentes apenas em datas especiais, como Natal e aniversário. No entanto, a partir da década de 1960 tudo mudou. Isso porque as fábricas de brinquedos realizaram campanhas para incentivar o consumo de produtos durante o mês de outubro.

Mas não é porque as prateleiras estão cheias de brinquedos e o calendário tem uma data especial para celebrar a infância que vale sair correndo para comprar algo novo. Mais do que presentes, o dia serve para lembrar que essa fase da vida é muito importante e merece atenção de todos.

Alguns pensam que a data é só para ganhar presentes. Isso aumenta o consumismo (comprar mais do que o necessário), fazendo a desigualdade entre as pessoas crescer. Antes de correr para o shopping, lembre-se de que criatividade e imaginação são ingredientes para inventar brincadeiras divertidas sem precisar gastar nada!

Curiosidades
A Declaração dos Direitos da Criança, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 20 de novembro de 1959, é a primeira iniciativa para que as crianças tivessem direitos - como receber amor, atenção, educação gratuita, cuidados médicos - garantidos. Por isso, nesta data comemora-se o Dia Universal da Criança.

No Japão, existem duas celebrações: as meninas fazem a festa das bonecas no dia 3 de março e os meninos comemoram em 5 de maio, quando as famílias enfeitam as casas com bonecos de guerreiros e bandeiras em forma de carpas (espécie de peixe).

Na Nova Zelândia a data é comemorada no último domingo de outubro. Todos os anos, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear.

Na Índia, a festa ocorre em 15 de novembro. Portugal e Moçambique, comemoram em 1º de junho.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;