Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 16 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Otan ameaça expandir presença no Leste Europeu, caso Rússia ataque Ucrânia



17/01/2022 | 14:51


O presidente russo, Vladimir Putin, disse querer que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reduza sua presença nos países do Leste Europeu que fizeram parte da extinta União Soviética. No entanto, para o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, as ações de Moscou estão alcançando o resultado oposto.

Em uma entrevista a repórteres, Stoltenberg afirmou que, se o Kremlin atacar a Ucrânia, a Otan expandirá ainda mais a presença na região. "Se sua intenção era aproximar menos a Otan de sua fronteira, ele Putin conseguiu exatamente o oposto", disse. "Toda vez que ele é agressivo, ele consegue o oposto."

A organização está avaliando a melhor maneira de complementar as forças nos países membros caso os russos sigam em frente com a invasão. "É claro que, se a Rússia mais uma vez usar a força, vamos agir novamente", disse Stoltenberg. "Exatamente como - com que tipo de recursos e onde -, bem, isso é algo que temos que decidir à luz do que realmente acontece."

Para diplomatas ocidentais, a divergência entre as exigências de Putin de que a Otan recue e as ações da Rússia, levando a aliança a reforçar suas linhas de frente, aprofundou as dúvidas sobre a sinceridade de Moscou nas negociações recentes.

A Rússia exigiu que a Otan se comprometesse a nunca incluir a Ucrânia ou outros novos membros, e a retirar forças do leste europeu.

Autoridades integrantes da aliança dizem acreditar que a Rússia sabe que suas demandas são inviáveis e está apenas procurando um pretexto para atacar a Ucrânia.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;