Setecidades Titulo
Açougueiro faz ‘esculturas’ em carne
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
13/08/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


Israel Guilherme Soares, 52 anos, vive dias de celebridade. Açougueiro há 40 anos, o funcionário do mercado Fenícia, no Parque Novo Oratório, em Santo André, passou a ser reconhecido nas ruas e elogiado pelos clientes, que fazem fila para colocar na mesa uma receita para lá de original.

Na vitrine de carnes, o motivo da fama: peças esculpidas em forma de animais. O mais concorrido é o lagarto, feito com acém, braço, e cupim. Mas é possível também levar para casa jacarés, iguanas e até tartarugas.

A idéia é lucrativa. Cada bicho custa cerca de R$ 20. O formato e o recheio são escolhas do cliente, que fazem a propaganda boca-a-boca. Depois de uma aparição na TV Globo – Israel deu entrevista à apresentadora Ana Maria Braga –, os pedidos aumentaram e os planos do açougueiro também.

“Tudo começou com um sonho que tive. Vi, na parede de uma escola, um animal desenhado e fiquei com aquela imagem na cabeça. Quando cheguei no trabalho, comecei a praticar e logo consegui fazer a primeira peça. Todo mundo gostou. Hoje, assisto a programas do tipo mundo animal para tirar inspiração”, conta.

Assistente - O negócio cresceu e, hoje, Israel conta com uma assistente encarregada da preparação dos recheios. Mary Ellen Godoy de Andrade, 24 anos, usa bacon, calabresa, batata, pimentão e outros temperos, de acordo com o gosto do freguês. “O ideal é que o cliente compre a peça e leve ao forno. Assada, a carne não perde o formato original", aconselha ela.

Com as vendas em ascensão, o açougueiro famoso já programa incrementar o leque de opções. “Estou treinando para fazer um caranguejo. Acho que as pessoas vão gostar. Fico orgulhoso por esse reconhecimento.”

Os donos do mercado tiveram aumento de 10% a 15% nas vendas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;