Cultura & Lazer Titulo
'São Bernardo' abre Festival de Brasília
Por
18/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma obra-prima em cópia restaurada, São Bernardo, de Leon Hirszman, dá início nesta terça-feira à noite à 41ª edição do Festival de Brasília, o mais antigo e tradicional do País. Não deixa de ser ironia. Um dos maiores filmes de ficção do cinema brasileiro moderno dá início a uma mostra em que predominam documentários.

Dos seis concorrentes, quatro são de gênero documental, apenas um, Siri-Ará, do cearense Rosemberg Cariry, é puramente ficcional.

FilmeFobia, de Kiko Goifman, encontra-se na fronteira entre os gêneros e presta-se, talvez, a questionar essa divisão. Os outros quatro - À Margem do Lixo, de Evaldo Mocarzel, Nande Guarani, de André Luís da Cunha, O Milagre de Santa Luzia, de Sergio Roizenblit, e Tudo Isso me Parece um Sonho, de Geraldo Sarno, são documentários.

Um fator que pode ajudar a entender isso: a posição no calendário. Brasília é o último dos grandes festivais do ano e os longas de ficção já teriam sido ‘gastos' em eventos precedentes. Como Brasília tem por política não repetir títulos que já concorreram em outros festivais, pode ter ficado desprovida de candidatos este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;