Setecidades Titulo Coluna
Do time à paróquia

Fusão do São Caetano EC com o Comercial FC da Capital resultou na criação da AA São Bento, o clube que inaugurou o futebol profissional no Estádio Anacleto Campanella – santo escolhido para denominar a Paróquia do bairro Olímpico, do estádio um dia chamado de morro dos ventos uivantes

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A fusão SCEC/Comercial durou quatro temporadas – bem mais que a frustrada união de Ypiranga e Corinthians andreense, ontem aqui focalizada.

O pesquisador Moacir Andrade Peres, do Memofut, nos presenteia com três páginas do São Bento, documento vivo de 1954, 1955 e 1956.

Desfeita a fusão, o São Caetano EC abandona o profissionalismo e investe na vida social e recreativa, inclusive com outros esportes de competição, como o basquete e vôlei, de grandes títulos alcançados.

TESTEMUNHOS

Narciso Ferrari, José Roberto Gianello e Renato Donisete têm trabalhos belíssimos sobre a AA São Bento. 

O saudoso Narciso Ferrari nunca se conformou com a fusão, a exemplo de tantos outros esportistas locais. Mas jamais deixou de estudar e divulgar o que foram aqueles anos da década de 1950 do futebol são-caetanense, que antecederam jornadas mais duradouras de Saad e Azulão.

Gianello, e agora Renato, sempre com o apoio de Luiz Romano, dão sequência aos registros históricos do futebol da cidade de São Caetano. Rodolfo Stella – camisa 8 do Memofut – também se debruça sobre esta história, numa pesquisa que, felizmente, tem outros seguidores.

Diário há meio século...

Sexta-feira, 5 de junho de 1970; ano 12; edição 1250

Manchete – Governo vê drama da seca no Nordeste

Em 5 de junho de...

1920 – Falece, em São Paulo, o médico e professor Arnaldo Vieira de Carvalho, diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia.

O operário Joaquim Ricardo, 36 anos, é apanhado por uma alavanca na fábrica em que trabalhava em São Caetano. Sofre fratura da base do crânio e é internado no Hospital Humberto I.

2015 – Esta página Memória noticiava a criação da Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo, com foto e tudo.

Nota – Cinco anos depois, a quantas andam a Associação?


Hoje

- Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

Santo do dia

BONIFÁCIO. Inglês. Monge. Levou o catolicismo para a Alemanha. Instalou mosteiros e dioceses. Chegou a arcebispo e foi decapitado por pagãos. Faleceu em Frísia, entre a Alemanha e a Dinamarca, no ano 754. É o Apóstolo dos Germanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;