Setecidades Titulo
Fim de ano faz a farra do 'mão-leve'
Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
12/12/2004 | 12:08
Compartilhar notícia


Cuidado! O ladrão mão-leve está solto nas ruas. Ele age no meio de multidões, gosta do movimento das compras de Natal e está de olho nos distraídos. Centros comerciais lotados são um prato cheio para o dito-cujo. De acordo com cálculos do delegado seccional de Santo André, Luiz Alberto Ferreira de Souza, que atende também Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, há um aumento de 20% nos casos de furtos nesta época do ano, quando multidões vão às compras para a comemoração natalina. Em alguns pontos, os números podem ser mais assustadores. Os registros na rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo, exemplificam isso.

A Marechal é preferida dos batedores de carteiras e outros adeptos dessa modalidade criminal na cidade. Foram 31 furtos de 1º a 9 de dezembro deste ano contra 22 nos primeiros nove dias de julho de 2004. Um aumento de 40%. Segundo a polícia, a maioria dos casos acontece perto da igreja Matriz de São Bernardo.

A lição da cartilha policial é não se descuidar. “Quase não há especialistas em bater carteira, e sim gente que aproveita momentos de distração do outro”,conta o delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos.

Muitas vezes o maior prejuízo do furto não é financeiro, mas dores de cabeça e perda de tempo. É o que aconteceu com a balconista Elizabeth Lira Moura, 32 anos. Há cerca de um ano, teve a bolsa furtada na Marechal Deodoro. “Estava num balcão de lanchonete e uma mulher passou por trás de mim e levou a bolsa, com R$ 50 e documentos.” A ação de segundos teve um efeito de dois meses, tempo em que Elizabeth esperou para restituir documentos de identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. “Agora ando mais prevenida.”

Segundo o delegado Santos, o desejo incontrolável dos “pequenos ladrões” aumenta nesta época do ano porque a circulação de dinheiro em espécie é maior, e eles também querem garantir boas festas. Por isso, vale a pena ouvir sugestões da polícia para se prevenir. “Infelizmente, não se pode levar a vida dentro da bolsa. Temos de nos programar antes de sair de casa”, explica o seccional Ferreira de Souza. A recomendação é essencial para caminhar em vias movimentadas, como a rua Coronel Oliveira Lima, campeã de furtos em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;