Internacional Titulo
Madri lança plano para erradicar o analfabetismo
Por Da AFP
14/03/2007 | 13:02
Compartilhar notícia


Várias organizações ibero-americanas, a Coroa e o governo espanhol lançaram nesta quarta-feira um plano para erradicar até 2015 o analfabetismo que, na América Latina, afeta 34 milhões de pessoas.

"Sobre poucas coisas há tanto acordo geral como a relevância que a educação tem para o desenvolvimento e a luta contra a pobreza na região", afirmou o titular da Segib (secretaria-geral Ibero-americana), Enrique Iglesias, ao apresentar o projeto na Casa de América.

O plano de alfabetização, articulado pela Segib e a OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos) para a Educação, Ciência e Cultura, supõe um custo global de 3,1 bilhões de euros (US$ 4,06 bilhões) proporcionados pelos Estados interessados.

A base do plano que quer erradicar o analfabetismo entre 2007 e 2015 como um dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) será em alguns países denominado como Paeba (Programa de Alfabetização e Educação Básica de Adultos).

Os destinatários deste plano são aqueles que sofrem mais com esse tipo de exclusão, como as mulheres e os indígenas, os mais afetados pelo analfabetismo absoluto na América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;