Política Titulo Eleição
Marcelo vira dúvida para seguir como vice na chapa de Morando
Por Fabio Martins
04/01/2020 | 06:26
Compartilhar notícia
DGABC


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), sinaliza abrir leque de alternativas para o cargo de vice ao projeto de reeleição, em outubro. Diante de panorama de acirramento contra o ex-prefeito Luiz Marinho (PT) e com a chance de o deputado federal Alex Manente (Cidadania) entrar no páreo, o tucano estuda a melhor estratégia, especialmente quanto a agregar votos à dobrada. Atual detentor do posto, Marcelo Lima (PSD) ainda não foi sacramentado nas discussões internas devido a estudo sobre outros nomes que podem aglutinar mais peso à chapa majoritária e a polêmicas envolvendo sua pasta – é titular de Serviços Urbanos.

A proposta é decidir o companheiro de dobrada no fim de abril, seis meses antes do pleito, quando termina o prazo determinado pela legislação eleitoral para mudanças de partido. O grupo do prefeito avalia que há pontos positivos na manutenção, a exemplo da questão da lealdade de Marcelo, contudo, pode pesar desfavoravelmente a inconstância do aliado à frente da Secretaria de Serviços Urbanos, além da desconfiança em relação ao poderio eleitoral, em especial na região periférica da cidade. Em 2018, ele foi candidato a deputado federal, sem sucesso, mesmo com o apoio do Paço. Na ocasião, obteve 53,9 mil votos, amargando a 11ª suplência da coligação.

A pasta gerida por Marcelo foi alvo de polêmica no ano passado. Entrou na mira do Ministério Público, que apura irregularidades em contrato no setor. Na oportunidade, o então adjunto Mário Orsolan foi exonerado do cargo.
Com as conversas em andamento sobre possível abertura da composição, algumas figuras do município são cogitadas ao páreo, como o vereador Pery Cartola (PSDB), ex-presidente da Câmara e hoje líder do governo na Câmara. Correligionário de Morando, ele integra família tradicional na política – é filho do ex-deputado estadual Waldir Cartola – e foi o mais lembrado na disputa por vaga ao Legislativo local, em 2016, com 7.540 votos. O resultado rendeu ao tucano a segunda maior votação do Grande ABC, atrás apenas de Roberto Rautenberg (Republicanos), de Santo André.

Outro quadro na lista é Alex Mognon (PSDB), vereador licenciado e que compõe o primeiro escalão – comanda a pasta de Esportes. Foi o terceiro mais bem votado da chapa tucana, com 3.426 votos. Filho do ex-parlamentar Vandir Mognon, é sondado também devido à boa relação com o funcionalismo público, uma vez que é servidor de carreira.
Secretário municipal de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, ligado ao tucanato, tem sido citado nesta seara, embora com menos força, além da hipótese de lançar quadro feminino para compor a chapa.

Marcelo afirmou ter segurança quanto à continuidade do projeto e fala que está “tranquilo”. Segundo o pessedista, a relação com o prefeito “é excelente” e que tem “ajudado muito o governo”. “O que voga (na ligação) é parceria, confiança e lealdade. Esse é o mote da vida pessoal, mas também na política. Fidelidade e transparência. Temos trabalhado em conjunto. Vejo como situação natural (a manutenção), visto que está dando certo. Confio 100% no prefeito”, disse o vice, ao acrescentar que “só (não irá prosseguir no posto) se ele (Morando) não quiser”.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;