D+ Titulo
Saboroso bacalhau
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
15/03/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


Considerado prato principal da Páscoa, o bacalhau pode ser preparado de várias maneiras. Para degustar o real sabor do peixe, é importante dessalgá-lo logo após a compra. De molho na água fria, dentro de um vasilhame fundo, é necessário deixar o peixe embaixo d' água corrente por 10 minutos e em seguida colocá-lo na geladeira por até 48 horas.

Após o processo de dessalgue, o bacalhau deve ser enxugado com papel absorvente, pincelado com azeite para evitar ressecamento e posto no freezer, dentro de uma vasilha bem fechada.

Bacalhau Light
(365 Receitas Fáceis com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 20 minutos
Freezer: Não Micro-ondas: Não
Ingredientes: 250 g de bacalhau dessalgado; 2 cebolas picadas em tiras finas; 4 palmitos picados em rodelas; folhas de 1/2 maço médio de cebolinha-verde picadas; 2 colheres (sopa) de alcaparras; 1/2 xícara (chá) de uvas-passas; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180°C. Cozinhe o bacalhau por cinco minutos em um litro de água. Em seguida, desfie e reserve. Forre uma assadeira refratária com a metade da cebola e distribua o bacalhau e os palmitos. Espalhe a cebola restante e salpique a cebolinha, as alcaparras e as uvas-passas. Regue com cinco colheres (sopa) de água e cubra a assadeira com papel-alumínio. Leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno e regue com o azeite de oliva.

Bacalhau Dourado
(Chef Valderi Gomes - A Bela Sintra)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 40 minutos
Freezer: Não Micro-ondas: Não
Ingredientes: 3 postas de bacalhau;
1 kg de batata; óleo para fritar; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho; 6 ovos; sal e pimenta a gosto. Modo de Preparo: Cozinhe o bacalhau durante cinco minutos e desfie-o. Corte a batata no formato de batata palha e frite. Refogue-a no azeite com o alho picado. Acrescente o bacalhau desfiado e mexa bem. Junte as batatas fritas e tempere com sal e pimenta. Bata bem os ovos e junte-os ao preparado. Mexa seguidamente até eles cozerem. Decore e sirva na hora.

Bacalhau ao Forno
(Restaurante Trindade)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 20 minutos
Freezer: Não Micro-ondas: Não
Ingredientes: 250 g de bacalhau em postas; 2 batatas cozidas e picadas em rodelas; 1 cebola cortada em rodelas; 50 g de grão-de-bico cozido; 1 ovo; 2 dentes de alho; azeite. Modo de preparo: Bacalhau - Dessalgue o bacalhau durante dois dias. Grelhe com azeite durante 10 minutos. Leve ao forno por mais 10 minutos em uma assadeira com as batatas, o ovo cozido, a cebola e os dentes de alho, tudo regado com azeite a gosto. Grão-de-bico - Deixe o grão de molho por duas horas, cozinhe 30 minutos ou até que esteja mole e reserve. Tire o bacalhau do forno e sirva acompanhado pelo grão-de-bico temperado a gosto com alho amassado, cebola picada e sal.

Bacalhau com Frutas Secas
(250 Mil Menus Light com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 20 minutos
Freezer: Não Micro-ondas: Não
Ingredientes: 300 g de bacalhau picado em cubos; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 damascos secos picados; 2 ameixas secas picadas; 2 figos secos pigados; 1 colher (sopa) de adoçante culinário em pó. Modo de preparo: Deixe o bacalhau de molho por 36 horas. Troque de água por 4 a 5 vezes. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira antiaderente, arrume os pedaços de bacalhau e grelhe, mexendo com cuidado, por 10 minutos ou até dourar. Reserve. Na mesma frigideira, adicione as frutas secas, o adoçante e 50 ml de água. Cozinhe mexendo de vez em quando até as frutas ficarem macias.

Bacalhau com Crosta Amanteigada de Ervas
(Paixão Por Frutos do Mar)
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 20 minutos
Freezer: Não Micro-ondas: Não
Ingredientes: Peixe - 1 colher (sopa) de azeite; 100 g de champignon cortados em fatias finas; 2 tomates italianos maduros sem pele e sem sementes; 4 filés grossos, de 150 g, de bacalhau sem pele; 1 colher (sopa) de mostarda em grãos. Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Crosta de Ervas - 40 g de salsa de folha crespa fresca (talos descartados); 1 colher (chá) de pontas de tomilho fresco; 50 g de manteiga em temperatura ambiente; 150 g de farelo de pão fresco.
Modo de preparo: Peixe - Aqueça o azeite em uma caçarola e acrescente os cogumelos. Cozinhe até chiarem; então, abaixe o fogo e salteie delicadamente por aproximadamente 10 minutos, até ficarem bem macios, como um purê grosso. Se os cogumelos produzirem muito líquido durante o cozimento, aumente o fogo para que evapore. Tempere e reserve. Passe os tomates pelo processador até obter um purê. Reserve. Crosta de Ervas - Pique as ervas no processador, acrescente a manteiga e bata novamente. Acrescente o farelo e bata até obter uma pasta. Raspando, coloque sobre uma folha de plástico-filme ou folha de alumínio. Usando uma espátula, espalhe a massa, formando um retângulo grande o suficiente para cobrir os quatro filés. Cubra com outra camada de plástico-filme. Passe um rolo de massa delicadamente por cima, para alisar. Deixe na geladeira por aproximadamente duas horas. Preaqueça o forno a 200°C. Tire a crosta de ervas da geladeira e retire a camada superior de plástico. Corte em quatro retângulos para cobrir os filés. Espalhe mostarda sobre os filés. Com uma colher, despeje o purê de tomate por cima e cubra com os cogumelos. Disponha um retângulo de crosta de ervas sobre cada filé e coloque-os em uma assadeira. Asse o peixe por aproximadamente 15 minutos, ou até que a carne comece a lascar. Enquanto o peixe assa, preaqueça a grelha. Retire o peixe do forno e coloque sob a grelha para que a crosta de ervas fique crocante. Sirva imediatamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;