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Soluçoes sao avaliadas em aplicaçoes no Brasil
Por Da Redaçao
13/04/1999 | 00:23
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Agua, arquitetura ousada e transporte ferroviário sao os elementos fundamentais do estudo de Cândido Malta para o Eixo Tamanduatehy. O papel do piscinao, coletando o excedente de águas pluviais em épocas de chuvas e ajudando a evitar enchentes, é reforçado pelas possibilidades de utilizaçao em lazer: praias artificiais e lagos integrados ao desenho urbanístico. Outra finalidade, simbólica, seria funcionar como uma espécie de termômetro ecológico.

Ou seja, seria uma amostra do grau de poluiçao das águas do Tamanduateí. "Cheirar mal, em um primeiro momento, nao é um problema, desde que isso motive a populaçao a cobrar, dos poderes públicos, a despoluiçao e obras de macrodrenagem", ressalta o urbanista.  Um marco similar, segundo Cândido Malta, pode ser visto na raia olímpica da USP (Universidade de Sao Paulo): "A água de lá é independente da do rio Pinheiros. Além de seu uso para lazer e esportes, a raia também surte o efeito simbólico em relaçao ao rio poluído".  

A idéia dos prédios-ponte sobre o Tamanduateí nao é novidade, mas ela surge aqui devido a sua visibilidade e ao forte impacto que provoca na paisagem. Cândido Malta sugere, para Santo André, que essas construçoes (de 500 m a 700 m de comprimento e de 25 m a 30 m de largura) tenham de 4 a 5 pavimentos. No topo, terraço-jardim com lojas, bares, restaurantes e funçao de passagem. Dentro, escritórios, serviços e habitaçao.  

Nem mesmo no Brasil a idéia é inédita e o shopping aéreo Serra Azul, na rodovia dos Bandeirantes, em Vinhedo, dá uma idéia aproximada da funcionalidade e da beleza plástica desta soluçao.  

Por fim, o acesso sobre trilhos. Forte incentivador deste meio como o ideal para o transporte de passageiros e de carga, Cândido Malta concebeu linhas paralelas de metrô de superfície correndo ao lado do leito ferroviário do Eixo Tamanduatehy. Além disso, defende o projeto do anel ferroviário ligando Santo Amaro ao Grande ABC. "As duas soluçoes, metrô de superfície, integrado ao Metrô de Sao Paulo, e o anel ferroviário, sao fundamentais para a estruturaçao deste eixo com a regiao metropolitana. '  

Em curto prazo, também como condiçao de integraçao regional, está a instalaçao de metrô de superfície ligando Sao Bernardo a Sao Paulo e a Santo André. "Sao Bernardo nao pode ficar de fora", afirma. - RD




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