Economia Titulo
Reajuste extra do telefone será de 8,7%, dividido em duas vezes
Do Diário OnLine
13/08/2004 | 20:28
Compartilhar notícia


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) confirmou nesta sexta-feira que o reajuste extra que incidirá sobre as contas de telefone deste ano será, em média, de 8,7%. O percentual será aplicado em duas parcelas: uma no dia 1° de setembro e a segunda em 1° de novembro. De acordo com o órgão regulador, o aumento ficará abaixo do índice de 10,9% que as operadoras de telefonia teriam direito.

A expectativa era de que o reajuste para 2004 ficasse em 6,89%, conforme foi anunciado pela Anatel em junho. Porém, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu ganho de causa às operadoras e restabeleceu o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) como o indexador das tarifas de telefonia.

Como em 2003 as contas de telefone foram reajustadas pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) — que teve variação menor que o IGP-DI —, os consumidores acabaram pagando um aumento menor à época, mas agora terão que 'devolver' aquilo que deixou de ser cobrado.

Juntando o reajuste referente a 2004 e o índice correspondente à mudança de indexador, o aumento ao consumidor será de 15,59%.

Serviços - Conforme os índices anunciados pela Anatel nesta sexta-feira, a assinatura básica mensal sofrerá reajuste médio de 6,7%; o pulso também ficará 6,7% em média mais caro; e os créditos do cartão telefônico terão aumento de 5,88%.

Os percentuais a serem aplicados por cada operadora deverão ser anunciados em veículos de grande circulação 48 horas antes de as tarifas entrarem em vigor, no dia 1° de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;