Memória Titulo
A seda que a Vila de São Bernardo produzia

São Bernardo e o Grande ABC produzem, e/ou produziram, de tudo. Inclusive a mais fina seda que se possa imaginar. Seda e fios finos.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


São Bernardo e o Grande ABC produzem, e/ou produziram, de tudo. Inclusive a mais fina seda que se possa imaginar. Seda e fios finos.

As tecelagens rivalizavam gostosamente com o ramo de móveis. Ficou o slogan ‘São Bernardo, Capital do Móvel'. Mas bem que poderíamos dizer, também, ‘São Bernardo, Capital do Ramo Têxtil'. Atividades que marcaram época muitas décadas antes da nova nomenclatura: ‘São Bernardo, Capital do Automóvel'.

Tudo isso para chamar a atenção do caro leitor para a exposição a ser aberta hoje em São Bernardo, e cujo convite vai estampado em todas as letras, por cortesia do casal Vicente Carlos D'Angelo e Elexina D'Angelo, os curadores desta mostra, que guardam e pesquisam o acervo de duas famílias: Setti & Ronchetti.

À ilustração acrescentamos que o desenho retratado focaliza instalações hoje ainda visíveis, mesmo que alteradas, na moderna Avenida Faria Lima, nos arredores do Centro, próximas à unidade Coop da Joaquim Nabuco.

Todo capricho no desenho da Cia. Tecelagem de Seda Villa de São Bernardo, que tantas gerações de senhoras e senhoritas empregou, além de homens, os infatigáveis tecelões - mesmo que em número menor, já que a maioria era empregada no setor moveleiro. Todos, portanto, à exposição a ser aberta hoje.

AMANHÃ EM MEMÓRIA
Vicente e Alexina D'Angelo contam a história têxtil de São Bernardo

As famílias Setti e Ronchetti e o setor têxtil em São Bernardo. Exposição histórico-cultural. Realização: Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e da seção de pesquisa e documentação. Abertura: hoje, das 15h às 18h. Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1325, Centro, São Bernardo. Visitação: até 7 de dezembro. Entrada franca.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 7 de novembro de 1982 - Nº 5.050

Manchete - Santo André não merecia os resultados de uma triste administração
Eleições 82 - "A vitória janista é definitiva, com a opção dos indecisos que se inclinam pelo mais capaz, mais honesto e mais experiente" (Gastone Righi, candidato a deputado federal pelo PTB).
Editorial - Na semana decisiva, a vez do eleitor
Segunda Divisão - Ontem à noite, no Parque Antárctica, São Bernardo 1, Bragantino 2. Chega ao fim o sonho do Esporte de disputar a Primeira Divisão. 

EM 7 DE NOVEMBRO DE...

1837 - Inicia em Salvador (BA) a insurreição conhecida pelo nome de ‘Sabinada'. Os revoltosos proclamam a independência e a república da Bahia, durante a menoridade do imperador Pedro II.
1897 - Riciotti Pannunzio nasce em Paranapiacaba. Fez carreira como funcionário da Prefeitura de Santo André.
1922 - Durval Dall'Olio nasce em Santo André. Cursou o ginásio no Instituto de Ensino de Santo André.
1927 - Mario Faria nasce em Liberdade (MG). Veio com a família para São Bernardo no fim da década de 1930 e, como os demais, trabalhou na construção da Via Anchieta. Irmão do ex-prefeito Geraldo Faria Rodrigues.
1972 - No basquete masculino, São Caetano 60, Corinthians Paulista 47, no Ginásio José Mussumeci. Pela primeira vez na história os locais venceram os corintianos. Jogaram com Zeca, Braido, Magnolio, Oliveira, Urbano, Celso e Mauro de Jesus; pelo Corinthians: Zé Boquinha (hoje comentarista da ESPN), Brasinha, Paulinho, Rubinho, Laerte, Giba, Uirapuru, Uchoa e Zé Carlos.

HOJE
Dia do Radialista.

SANTOS DO DIA
Amaranto, Carina, Ernesto, Pedro de Ruffia (ou São Rufo, bispo) e Vilibrordo (bispo).
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Elizabeth Dorothea Clara Hammel, 80. Natural de Santo André. Dia 1º, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
João Herculano do Nascimento, 75. Natural de Raul Soares (MG). Dia 2, em São Bernardo. Memorial Phoenix.

SÃO BERNARDO
Yoxie Oyama, 95. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 1º. Cemitério de Vila Mariana, na Capital.
Ana Rosa dos Anjos, 90. Natural de Piatã (BA). Dia 3. Cemitério dos Casa.
Dionysio Melquiades da Silva, 85. Natural de Entre Folhas (MG). Dia 2. Jardim da Colina.
Antonio Lopes, 77. Natural de São Paulo (SP). Dia 2. Cemitério dos Casa.
Thereza Nancy Menin, 75. Natural de São Caetano. Dia 3. Crematório de Vila Alpina.
Antonio Rodrigues, 72. Natural de Dobrada (SP). Dia 1º. Cemitério da Paulicéia.
Nilton Pirangelli, 66. Natural de São Bernardo. Dia 3. Cemitério de Vila Euclides.

DIADEMA
Osório Lemos Soares, 80. Natural de Três Barras (SP). Dia 4, em São Bernardo. Vale da Paz.

RAMONA DOLORES MASSEI (DONA LOLA)
Córdoba, Argentina, 7-3-1923 - São Caetano 2-11-2012)

A Apami (Associação de Proteção à Maternidade e Infância de São Caetano do Sul) deve muito a Ramona Dolores Massei. Até poucos meses atrás, a caminho dos 90 anos, dona Lola dedicou-se à instituição, reunindo-se com suas amigas, produzindo enxovais e cobertores destinados às famílias mais necessitadas.

Do mesmo modo, dona Lola muito contribuiu com o marido, Oswaldo Samuel Massei, que por duas vezes foi prefeito de São Caetano, e também vereador e deputado estadual.

Filha de Isidoro Miotello e Luiza Miotello, dona Lola veio para São Caetano com 3 meses de idade. Nunca mais saiu. Trabalhou na fábrica de louças da Matarazzo, no bairro Fundação, chegando a encarregada de seção. Ao casar-se, em 1943, passou a ajudar no armazém do sogro e do marido, no bairro Cerâmica.

Do casamento, dois filhos, Francisco Massei Neto (Chiquinho), casado com Maria Luiza, e Dante Massei Sobrinho, casado com Maria Nilza Marcondes. Tinha dois netos, Fernando Augusto e Karina, e dois bisnetos, Samuel e Sebastian, com um terceiro a caminho.

Partiu aos 89 anos. Está sepultada no Cemitério São Caetano, em Vila Paula. A missa de 7º dia será celebrada amanhã (8), às 19h, na Igreja da Sagrada Família, Centro de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;