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Eixo Tamanduatehy: uma cidade no vale
Por Ricardo Ditchun
Da Redaçao 
13/04/1999 | 00:21
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Cândido Malta Campos Filho é o único brasileiro que encabeça um dos quatro grupos formados para apresentar soluçoes para o Eixo Tamanduatehy. Seu estudo, que ele define como parâmetros básicos, é, de todos, o mais completo no que diz respeito ao casamento de propostas urbanísticas e arquitetônicas. Nao poderia ser diferente, dado que Cândido Malta se dedica à questao dos corredores metropolitanos paulistas desde 1968. Por esse motivo, o vale do rio Tamanduateí nao lhe é estranho.

Muito pelo contrário. Ele conhece profundamente nao só a história do desenvolvimento social e econômico do corredor, mas também as peculiaridades de cada terreno, construçao, viaduto, rua e, até mesmo, aspectos de barracos de favelas do entorno.  No entender do arquiteto e urbanista, o Eixo Tamanduatehy permite quatro divisoes que obedecem, cada uma, a uma vocaçao específica. "A maior vantagem da regiao é o fato de ela dispor de grandes áreas. A fragmentaçao, neste caso, estragaria um ambiente repleto de potencialidades para aparecer como alavanca de um planejamento estratégico para todo o Grande ABC', afirma.  

As zonas de vocaçao urbana detectadas por Cândido Malta sao: Norte, nas imediaçoes da Alcan e da Estaçao Utinga, com o Porto Seco (entreposto aduaneiro reinaugurado em 1998) e o projeto dos parques temáticos; Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), centrado na Estaçao Prefeito Saladino e Nova Rodoviária; Centro Histórico, englobando o viaduto 18 do Forte, rodoviárias Leste e Oeste e a estaçao ferroviária central; e Sul, ligado à futura Estaçao Pirelli, Global Shopping, Wall Mart e abrangendo os córregos Apiaí e Guarará.

Uma regra urbanística geral prevê para cada zona a existência de um ou dois prédios-ponte, o mesmo número de torres com até 100 andares (de 400 m a 500 m de altura), a longo prazo, e a ocupaçao de solo criado com o sistema de quadras amplas, tomando partido da dimensao das glebas existentes na regiao.  Pela ordem, portanto, o plano de Cândido Malta inclui um centro floral entre as estruturas de concreto que já abrigaram uma fábrica, logo no início do trecho do Grande ABC da avenida dos Estados, e parques temáticos (aquáticos) no entorno do Porto Seco. Na segunda área, uma rua de festas, que é uma espécie de sambódromo com versatilidade de uso fora do período de Carnaval.

Este equipamento foi pensado para ocupar o terreno diante do Craisa, na margem do Tamanduateí, mas do lado oposto. Para o terreno do Craisa, equipamento público que ganha novas dimensoes neste projeto, Cândido Malta pensou em um centro multimídia equipado com as novidades do setor de entretenimento sustentado pela informática.

No entorno, prédios residenciais, e, sobre a rua de festas, um prédio-ponte com três a quatro pavimentos e com múltiplas funçoes, inclusive a de ligar as duas margens do rio.  O núcleo central do projeto é o lugar da grande praça cívico-cultural imaginada por Cândido Malta na área de entroncamento do viaduto 18 do Forte com a avenida dos Estados.

Na área da Garagem Municipal foi concebido um centro de convençoes e exposiçoes, hotel, auditórios e teatro. A articulaçao com a margem oposta, na direçao do centro histórico, também se dá com um prédio-ponte. Sobre o terminal rodoviário e o viaduto 18 do Forte o projeto prevê um centro de memória andreense. "É uma forma de simbolizar a posiçao central que deve ter a memória de um povo", justifica o urbanista. Uma série de outras intervençoes urbanísticas e arquitetônicas e instalaçao de marcos referenciais completam a estruturaçao desta zona também com a intençao de contaminar o centro histórico como um prolongamento da rua Coronel Oliveira Lima.  

O último núcleo, ao Sul do eixo, no entorno da Choperia Chaplin, tem potencial para a instalaçao do projeto Mesopotâmia, um conjunto de canais escavados a partir dos córregos Apiaí e Guarará. Nas ilhotas formadas ao redor, casario baixo para habitaçao e escritórios. O urbanista pensou ainda em uma série de piscinoes abertos, desenhados de forma a servir também para lazer (pesqueiros, por exemplo). Outro prédio-ponte cumpre a ligaçao das duas margens neste ponto.




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