Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Diadema possui melhor rating da região


Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC

05/06/2017 | 07:00


Relatório divulgado pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) aponta que o município de Diadema possui a melhor capacidade de pagamento entre os municípios do Grande ABC, com rating ‘A-‘, de acordo com o relatório mais recente, de 2016.

A classificação surpreende, até porque a Prefeitura de Diadema estourou recentemente o limite da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) quanto ao pagamento do funcionalismo, conforme mostrou o Diário no sábado. Esse fato pode colocar o mandato do prefeito Lauro Michels (PV) em risco e fazê-lo responder por crimes de improbidade e responsabilidade.

O levantamento feito pelo órgão governamental avalia apenas cidades com população superior a 200 mil habitantes e atribuiu notas B para São Bernardo, Santo André e Mauá.

A análise feita pelo STN subsidia decisões quanto à concessão de garantias em operações de crédito, com entidades nacionais como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e internacionais como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Atualmente, a secretaria conduz um processo de mudança na metodologia por meio de consulta pública, que se encerra em junho. A intenção da medida, de acordo com a STN, é de “modernizar o sistema de garantias da União para torná-lo mais eficiente, seguro e transparente”.

Quando um município não demonstra equilíbrio fiscal (ratings C e D) fica impedido de contratar operações de crédito com garantia da União. Eventuais anotações no Cadin (Cadastro de Inadimplentes) dizem respeito a inadimplências específicas, como ausência de pagamento da previdência ou de envio de comprovantes exigidos pela LRF.

REPERCUSSÃO
O Paço de São Bernardo avalia que a nota dada pela STN garante acesso a financiamentos, mas que prefere avaliar as possibilidades de novas contratações, por conta da possibilidade de “estouro do limite de endividamento”.

A Prefeitura de Santo André afirmou, por meio de nota, que considera a nota atribuída como “positiva” e que “viabilizaria o prosseguimento dos pleitos por financiamentos de interesse municipais”, destacou.

Já o Executivo de Mauá, informou que tem a “expectativa de que a implementação de programas para recuperação de receitas nos auxiliem a melhorar o nível de avaliação para ‘B+’ em um curto espaço de tempo”. Diadema não respondeu aos questionamentos. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;