Economia Titulo
Procura por carro usado despenca em dezembro
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
04/01/2007 | 12:07
Compartilhar notícia


Ao contrário do bom desempenho das vendas de veículos novos, o mês de dezembro foi considerado fraco para os revendedores de automóveis e comerciais leves. Em média, a queda na procura pelos usados chega a 20%. Agora, os lojistas esperam que janeiro e fevereiro compensem o fraco período.

Segundo o vendedor da KM Car Multimarcas, Denison Siqueira, as vendas caíram 70% em dezembro. No entanto, o mês de janeiro já mostra forte retomada das vendas. “Em três dias batemos a meta de vendas de dezembro inteiro”, afirma.

Em 2006, a loja, localizada em Santo André, obteve incremento de 20% no número de unidades vendidas, em relação a 2005. Para este ano a previsão é ainda mais otimista. “Só no primeiro semestre esperamos crescimento de 25% nas vendas. Se o ritmo continuar assim o ano inteiro, ficaremos satisfeitos”, observa o vendedor.

A redução nas vendas no último mês de 2006 também foi notada pelo proprietário da Tamborello Veículos, Ari. Segundo ele, o início de dezembro foi bom, mas não conseguiu superar novembro. “Acredito que as pessoas viajaram mais cedo neste ano”, diz o lojista, que espera ter incremento nas vendas de, no mínimo, 10% no primeiro semestre de 2007.

Financiamento - De acordo com o proprietário da Tokyo Auto, Alex Kubata, a alta concorrência entre as financiadoras facilitou a compra de carros novos. Por esse motivo, dos carros usados, os que mais vendem são os que custam até R$ 15 mil.

“O que faz a diferença para a gente é a fidelização do cliente. Apostamos na qualidade para ganhar a confiança deles e das pessoas que eles indicam. É isso que movimenta o nosso negócio”, ressalta Alex Kubata.

É o caso de Reginaldo Fernades de Araújo. Com a intenção de trocar seu carro ano 1989, ontem foi pesquisar nas revendedoras de Santo André e fechou negócio. “Paguei o carro com meu automóvel velho e mais um valor à vista. Como ainda é janeiro, aproveitei parte do meu 13º salário. Valorizei meu patrimônio, com um carro mais em conta”, diz Araújo, satisfeito com a compra.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;