Política Titulo
Ala independente abranda e se aproxima de Paulo Serra

Parte do bloco suaviza discurso na Câmara e participa de reunião da base governista

Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
15/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Parcela da bancada denominada independente na Câmara de Santo André amenizou o tom do discurso ontem no plenário e indicou a aproximação do governo do prefeito Paulo Serra (PSDB). Os vereadores Sargento Lobo (SD), Elian Santana (SD), Zezão Mendes (PDT) e Tonho Lagoa (PMB) estiveram reunidos, recentemente, com o tucano, fechando compromisso de compor o grupo de sustentação ao Executivo. Como contrapartida, o bloco recebeu sinalização de abertura na administração, como atendimento a demandas do gabinete. A ala já participou, inclusive, das reuniões internas da base.

Articuladores do Paço contabilizavam antes deste ajuste, nos bastidores, com oito parlamentares considerados fiéis, embora havia sinalizações de, ao menos, maioria simples – 11 votos favoráveis a eventuais projetos – para garantir governabilidade. O Executivo encaminhou, até então, proposta chamada Fila Zero, ainda em tramitação, semelhante ao Corujão da Saúde, na Capital. Os vereadores Roberto Rautenberg e Ronaldo de Castro, ambos do PRB, no entanto, mantêm posicionamento de neutralidade na Casa.

O grupo independente até então endurecia a fala no Legislativo – há informações de que Toninho de Jesus (PMN), outro integrante da ala, também tenha comparecido a encontro da situação, na segunda-feira. Lobo reconheceu que reunião semana passada no Paço e ontem, individualmente, focou alinhamento político. “Conversas passaram por esse crivo, de votar projetos junto com o governo e apoiar a gestão, mas sem colocar discutir cargos”. Na tribuna, ontem, ele rebateu crítica do petista Luiz Alberto de problemas em vias da cidade. “Os buracos não apareceram em três meses. Aliás, buraco é o que o PT deixou nos cofres (municipais).”

Elian admitiu também o diálogo formal para firmar o acordo de parceria. “Fechei de caminhar com o governo”, frisou. “Não estamos aqui (na Câmara) para atrapalhar, mas nossas demandas têm que ser atendidas. Entendemos que há tempo (de a gestão) para começar a engrenar, problemas financeiros, só que os pedidos não estavam sendo ouvidos. Não dá apenas para olhar no retrovisor e falar da administração anterior”. O SD possui espaço no primeiro escalão, com o ex-prefeiturável Ailton Lima, na Pasta de Desenvolvimento Econômico.

Zezão, Tonho e Toninho não foram localizados para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;