Memória Titulo
O Amaral Wagner convida
Ademir Medici
04/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Em forma de livreto, em papel de boa qualidade, convites do gênero trazem os nomes dos alunos, professores, diretor da escola, prefeito da cidade, paraninfo, orador. Pronto, está perpetuado um momento da vida de tantos, individualmente, e da própria coletividade.”

Cf. Memória, 11-10-2016, focalizando o convite de formatura do Ginásio Dona Leonor Mendes de Barros, de São Bernardo, em 1960, a nós cedido por Fulvio Bechelli.

 

Há 55 anos circulava, em Santo André, o convite de formatura da segunda turma do Ginásio Estadual Amaral Wagner, de Utinga. Um belo convite! Concluir o curso ginasial era uma meta importante. O Grande ABC necessitava de jovens para suprir as áreas administrativas de uma indústria em contínua evolução. E quem tinha o ginásio conseguia sempre boas colocações também no comércio, setor de serviços, repartições públicas.

A colação de grau do Amaral Wagner estava marcada para 2 de fevereiro de 1962. E o local seriam os luxuosos salões de festas do ‘Moinho São Jorge’, na Avenida dos Estados, 1.171. Era o Salão de Mármore suntuoso, nome dado às instalações pela jovem colunista do News Seller, Claudete – que também se assinava Guidugli e hoje é a nossa Reinhart.

Antes da colação de grau haveria uma missa solene, a missa de formatura, em 27 de janeiro, a ser celebrada pelo cônego Renato Angelucci, na Matriz de Utinga, a Santa Maria Goretti.

Imaginem a expectativa daqueles alunos, que cursaram o ginásio entre 1958 e 1961!

O convite é fantástico. Quem o guardou e enviou à Memória foi Douglas Piccolo, hoje com escritório de arquitetura e planejamento visual. Cada página, uma pequena obra de arte de tão bom gosto.

Voltemos 55 anos no tempo. O convite era impresso e distribuído para os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro. Sem pressa, vamos folhear página por página com vocês. Mesmo porque levaremos alguns bons dias para chegar ao 27 de janeiro e ao 2 de fevereiro. Grato, Douglas.

 

TRÊS NOTAS

1 – Pedimos aos caros leitores que nos brindem com documentos como estes. Memória tem tudo a ver com eles.

2 – Os nomes desta foto monumental estão no convite e serão revelados aos poucos, em pílulas, nas próximas edições.

3 – Formando de 1962 do Amaral Wagner: multiplique as notícias no seu Facebook. E tente reunir a turma. Seria um reencontro incrível, não?

 

EM TEMPO

Vocês podem não acreditar, mas ainda não conhecemos o Palácio de Mármore. Vergonha. Sabemos que os salões, a capela dedicada a São Jorge, estão muito bem mantidos, até em homenagem aos idealizadores, patriarcas da família Chammas. Quem sabe em 2017 conheceremos, enfim, este verdadeiro monumento da história andreense!

 

Diário há 30 anos

Domingo, 4 de janeiro de 1987 – ano 29, edição nº 6332

Manchete – Boeing da Varig explode e mata 49 na Costa do Marfim.

Transformação – Progresso econômico ameaça a memória da região. Reportagem de Paulo Kol. O repórter percorre o Grande ABC e focaliza indústrias como a antiga Giorgi Picosse, de São Caetano, descaracterizada pela refinaria de óleos Brasil.

 

Em 4 de janeiro de...

1917 – O presidente do Estado, Altino Arantes, promulga a lei que autoriza o governo a criar caixas econômicas estaduais.

A guerra. Do noticiário do Estadão: morte de um príncipe alemão na frente da Romênia.

1972 – A Prefeitura de São Bernardo planejava um desenho padrão de ladrilhos para as calçadas da cidade. O modelo adotado baseou-se no logotipo dos festejos municipais de 1969.

NOTA – Novas calçadas do eixo da Rua Marechal Deodoro e outras vias ainda adotam o modelo, 45 anos depois, muito embora a obrigatoriedade tenha sido deixada de lado nos últimos anos.

 

Hoje

Dia Nacional do Portador de Hemofilia.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 4 de janeiro:

No Rio Grande do Norte, Espírito Santo.

Na Paraíba, Imaculada e Lagoa Seca.

Em Santa Catarina, Santa Rosa do Sul e União do Oeste.

No Rio Grande do Sul, Santiago e São Francisco de Assis.

 

Estado Brasileiro

Em 4 de janeiro de 1982 era instalado o Estado de Rondônia, com a nomeação do primeiro governador, coronel Jorge Teixeira.

 

Santos do Dia

Ângela nasceu em 1248 no povoado de Foligno, Úmbria, Itália. É considerada uma das primeiras místicas italianas. Sua autobiografia é uma das mais preciosas obras místicas católicas produzidas na Idade Média.

 

Caio

Hermes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;