Memória Titulo Memória
Ao som dos anos 40

De volta a 1986, concluímos a cobertura do reencontro dos formandos de 1946 do Ginásio Santo André, extraído da página social do Diário

Por Ademir Médici
19/11/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


“Além do jantar puxado a ‘rondelle’ e medalhão ao Chateubriand, esteve na pauta a excelente música do professor Aranda que desfilou, ao órgão, as incríveis músicas que encantaram a juventude dos anos 40. O que serviu para lotar a pista, na base do cheek to cheek...”

Cf. Claudete Reinhart, Diário, Encontro, 14-11-1986.

De volta a 1986, concluímos a cobertura do reencontro dos formandos de 1946 do Ginásio Santo André, extraído da página social do Diário de então. Quanta coisa mudou...

Não temos mais a música do professor Aranda, André Beer não é mais o alto executivo da General Motors, engenheiro Dino Vezzá nos deixou...

Ficou a memória, que esta é eterna e faz história. Desde que cultivada, construída. Usos e costumes passam pela memória, pelas imagens que o Artur Florêncio fez e as frases que a Claudete escreveu... há 30 anos!

Amigos do Sereno
Ribeirão Pires viveu a jornada anual dos Amigos do Sereno, 2016, uma homenagem ao baiano Aylton Abílio (1941-2008). Houve futebol e comida no Ribeirão Pires FC. E o desejo do Sereno, antigo colaborador da Eletrocloro, foi mais uma vez atendido: continuem a se encontrar, mesmo após a minha partida. E assim foi...

Nota – Amigo Ademar Bertoldo, só faltou identificar com precisão os boleiros da foto. Faltaram nomes, sobraram boleiros...

Em 19 de novembro de
1911 – Euclides Menato nasce em Ribeirão Pires. Contabilista, funcionário público, pianista, memorialista. Colaborou muito com esta página <CF160>Memória</CF>, percorrendo conosco antigos lugares e antigas famílias de Ribeirão Pires, identificando fotos, fazendo memória.
1916 – Grupo Escolar de Santo André realiza a Festa da Bandeira. Vários alunos saúdam a data: Germano Peyer, Carlos Boccacino, Leonilda Pezzolo, Laura Bacchi, Luiza Fiorillini, Armando Andreoli, Estevam Falavigna, Henrique Scarpelli, Maria Giaccanisi, Maria Duzi, Rachel Camolez, Mario Magini, Anna Pozino.
Tiro 34, de Santo André, participa em São Paulo da marche aux flambeaux, marcha noturna em louvor à Bandeira Nacional.
A guerra. Do noticiário do Estadão: Munique bombardeada por um aviador francês.
1976 – Sesi de São Caetano inaugura 1ª Feira de Ciências, na Vila Júlia.
Panelinha, de Santo André, vive sua noite havaiana, com toneladas de frutas e muita água de coco.
1981 – Rumo ao acesso: no Parque Antarctica: Santo André 3, Paulista 1. É o primeiro jogo da decisão da Região Sul da Segunda Divisão.

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 19 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6294
Manchete – Quércia admite coligações para governar; 20 governadores virtualmente eleitos; apuração será concluída hoje no Grande ABC
Editorial – Votos brancos e nulos merecem reflexão
Joaquim Alessi – Sarney experimentará no almoço de hoje o gosto da vitória em São Paulo.

Hoje
Dia da Bandeira Nacional. Criada pelo decreto nº 1 do governo provisório da República. Este decreto cria também as armas, selos e sinetes nacionais.

Municípios paulistas
Aniversariam: Santo Anastácio e Itaóca.
Santo Anastácio. Elevado a município em 1925, quando se separa de Presidente Prudente.
Itaóca. Elevado a município em 1991, quando se separa de Apiaí.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 19 de novembro:
No Paraná, Cafeara, General Carneiro, Itaúna do Sul, Ivaiporã, Paiçandu e Rancho Alegre.
Em Alagoas, Ibateguara.
Em Goiás, Iporá.
No Rio Grande do Norte, João Câmara.
No Maranhão, Pio XII.
No Pará, Porto de Moz.
Em Minas Gerais, Reduto.

Santos do dia
São Rafael de São José, José Kalinowski (Vilna, Lituânia, 1835 – Vadovice, Polônia, 1907). Sacerdote. Restaurador da Ordem dos Carmelitas na Polônia.
Afonso Rodriguez
João Del Castilho
Roque Gonzales

Nas ondas do rádio
Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.
Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.
Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória.
Malandragem na Música – 2 programa da série. O paulistano Germano Mathias, especialista em samba sincopado, samba malandro das gafieiras e dos salões de bilhar da Paulicéia desvairada de meio século atrás.
Em suas apresentações, sempre se fazia acompanhar ritmando uma tampa de lata de graxa porque foi com eles, os engraxates da Praça Clóvis, “mil” anos atrás, que Germano Mathias aprendeu a interpretar esse gênero de música.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.
Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Duas atrações nesta audição: Mimi Varela interpretará Na Roda do Vira; e Quim Barreiros, Bacalhau com Natas.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;