Internacional Titulo
Papa abre Porta Santa de basílica em Roma
Do Diário do Grande ABC
01/01/2000 | 16:11
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II abriu este sábado a Porta Santa da basílica de Santa Maria, em Roma, a terceira que ele abre desde o começo dos festejos do Réveillon, na sexta-feira, 24 de dezembro.

Em presença de dez cardeais e cerca de 20 bispos, o Sumo Pontífice desejou que 'o ano que começa seja o amanhecer de um milênio de paz', coincidindo com a celebraçao mundial do Dia da Paz, neste sábado.

Depois, durante a missa celebrada nessa basílica, Joao Paulo II afirmou que uma nova página da história está sendo escrita neste começo do ano 2000.

Após evocar os combates bélicos locais e regionais ocorridos no mundo durante as últimas décadas, o Papa estimou que o conflito mundial que se perfilava no horizonte foi evitado.

Neste contexto, recordou o encontro de outubro de 1986 em Assis (Centro da Itália) entre representantes das principais religioes do mundo, para rezar pela paz.

"Ainda vivíamos o período da chamada 'guerra fria' e todos reunidos oramos para conjurar a grave ameaça de um conflito que parecia pesar sobre a humanidade.

Horas antes, o papa havia desejado um ano rico em paz, sereno e feliz a mais de cem mil romanos, turistas e peregrinos reunidos na noite desta sexta-feira para sábado, na Praça de Sao Pedro.

Juan Pablo II deve abrir uma quarta Porta Santa em Roma, em 18 de janeiro, na basílica de Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;