Esportes Titulo
Phelps: o maior atleta olímpico de todos os tempos
Por Do Diário OnLine
13/08/2008 | 01:49
Compartilhar notícia
Da AFP


O norte-americano Michael Phelps fez história nesta quarta-feira ao se tornar o atleta com mais medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, 11, e prosseguiu com sucesso a jornada em busca das oito medalhas douradas em Pequim-2008, depois das vitórias nesta quarta-feira nos 200 m borboleta e no revezamento 4x200 m livre, ambas com direito a recorde mundial.

Em sua primeira final do dia, Phelps conquistou a quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim ao vencer a prova dos 200 metros borboleta, batendo o recorde mundial com o tempo de 1min52s03.

Mais tarde veio a quinta vitória em uma final, ao abrir a equipe do revezamento dos Estados Unidos no 4x200 m livre, que também conseguiu o novo recorde mundial, com incríveis 6min58s56, quase cinco segundos abaixo da marca anterior.

"Ainda tenho três provas pela frente, mas estou feliz com o revezamento, rompemos a marca dos sete minutos", disse o americano. "É a melhor parte, ser membro de uma equipe e ser parte de um ambiente assim, é a melhor parte", acrescentou.

Em suas cinco medalhas de ouro em Pequim, Phelps conseguiu estabelecer recordes mundiais em todas.

O fenômeno Phelps superou o nadador americano Mark Spitz, o finlandês Paavo Nurmi (atletismo), a soviética Larisa Latynina (ginástica) e o americano Carl Lewis (atletismo), todos com nove medalhas de ouro em Olimpíadas.

Phelps, que ainda vai disputar três provas em Pequim, tenta agora quebrar o recorde de Spitz de sete ouros em apenas uma Olimpíada, nos Jogos de Munique-1972.

O nadador americano venceu na China, com direito a cinco recordes mundiais consecutivos, os 400m medley, 4x100m livre, 200m livre, 200m borboleta e 4x200m livre.

Outro recorde de Phelps é o de nadador com mais medalhas em Jogos Olímpicos, 13, já que além das cinco de ouro de Pequim conquistou oito (seis de ouro e duas de bronze) em Atenas-2004.

A única marca que Phelps não terá condições de superar é o de número de medalhas de todo tipo em Olimpíadas, que pertence a Latynina, com 18. Em Pequim, o americano poderá chegar a 16 medalhas no máximo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;