Diarinho Titulo
Por que existem muitas perguntas sem respostas?
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Sem perguntas ninguém faria descobertas, principalmente nas áreas de Ciências e História. Graças às dúvidas, estudiosos encontram respostas que aumentam o conhecimento do homem ao longo do tempo, que é transmitido de uma geração à outra.

As questões são fundamentais para revelar aquilo que ainda não conhecemos. E encontrar respostas é uma maneira de fazer com que a humanidade descubra meios de viver mais e melhor. A curiosidade e a busca por soluções para problemas garantem a sobrevivência da espécie humana. Quando o primeiro homem descobriu que podia plantar uma semente, ele passou a garantir comida para todos.

As perguntas também são importantes para o desenvolvimento individual. Assim que aprendemos a falar, começamos a questionar nossos pais. Na infância, as dúvidas ajudam a descobrir o que se pode ou não fazer. Desde cedo, aprendemos, por exemplo, que só os pássaros podem voar porque têm asas e ossos leves que garantem essa habilidade. Ao tentar fazer isso, podemos morrer.

SEM SOLUÇÃO? - Ainda não se sabe se o homem vai encontrar todas as respostas que procura, pois a cada dia surgem mais perguntas. Existem especialistas que dedicam a vida inteira em busca delas, como a descoberta da cura de determinadas doenças ou se há vida em outros planetas. Além disso, algumas dúvidas já solucionadas podem ganhar outras respostas conforme surgem novas tecnologias.

Descobertas mudaram o rumo da história

Há milhares de anos, o homem já se perguntava o que são os raios e os trovões; o que são as estrelas do céu; por que durante o ano existem meses com diferentes climas. Como não tinham respostas para as questões, muitos povos criaram mitos, deuses e lendas. Os nórdicos (que viviam no Norte da Europa) acreditavam que o trovão era o barulho do martelo do deus Thor. Com o tempo, a humanidade encontrou respostas científicas para essas e outras dúvidas.

A descoberta das estações do ano, por exemplo, possibilitou o desenvolvimento da agricultura, que mudou completamente o modo de vida das pessoas. Elas perceberam que era melhor plantar em determinadas épocas do ano para terem melhores resultados nas colheitas.

Entre as descobertas que também transformaram a história da humanidade estão como produzir e controlar o fogo, a roda, os números, a escrita e a música. A partir delas, outras inovações surgiram. Sem a roda não haveria bicicleta, relógio, carro, indústrias. Já imaginou a vida sem nenhuma dessas coisas?

O trabalho é questionar

Muitos profissionais dependem das perguntas para realizar seu trabalho. Aliás, quem é perguntador desde criança geralmente escolhe uma profissão em que possa sempre procurar e encontrar respostas.

O cientista, por exemplo, só consegue fazer descobertas a partir de uma questão, que orientará a pesquisa em busca de uma solução. Sem as dúvidas, o jornalista também não faria reportagens, pois é por meio delas que adquire informações para escrever o texto.

O historiador quer responder perguntas sobre acontecimentos do passado; o geógrafo, sobre a formação do planeta; o astrônomo, solucionar os enigmas do espaço. Enquanto isso, inventores procuram entender como tudo funciona para criar novas geringonças.

Perguntadores

- O italiano Galileu Galilei tinha muitas dúvidas, como se a Terra era realmente redonda e se dava volta em torno do Sol. Essa questão já tinha incomodado outros estudiosos, como o grego Aristarco e o polonês Nicolau Copérnico. No século 17, Galileu fez descobertas que provaram isso.

- O físico alemão Albert Einstein foi um dos gênios da humanidade. Passou a vida procurando respostas para perguntas científicas. Fez várias descobertas, entre elas a que possibilitou a construção da bomba atômica.

- Charles Darwin sempre quis saber como as espécies surgiram. Em 1859, publicou o livro A Origem das Espécies, na qual explica que todos os bichos descendem de um mesmo ancestral e que os fracos desaparecem e os fortes se desenvolvem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;