Turismo Titulo
Carnaval pelo mundo afora
Da AJB
16/02/2006 | 09:09
Compartilhar notícia


O gringo pode até não ter samba no pé, mas curtir o Carnaval não é um privilégio apenas brasileiro. A lista de países que festejam nos dias anteriores à Quarta-Feira de Cinzas é extensa: Bolívia, Itália, França, Alemanha, Espanha, Bulgária, Bélgica, Estados Unidos, só para citar alguns. Em vários deles, inclusive, a folia é tão intensa quanto a do Carnaval brasileiro.

A começar pelo famoso Carnaval de Veneza, caracterizado por seu desfile de fantasias garbosas pelas ruelas da cidade histórica. O maior problema da folia italiana é o frio. Mas vale lembrar que o Carnaval nasceu por lá, na Idade Média, ainda resquício dos antigos bacanais. Personagens tradicionais como a colombina, o pierrô e o rei Momo são de origem européia.

Na Alemanha, Berlim promove o Carnaval das Culturas, inspirado na comemoração de Notting Hill, em Londres (Inglaterra), reunindo milhares de pessoas no bairro popular de Kreuzberg, na antiga Berlim ocidental. Tradicionalmente, o Carnaval alemão é chamado de Karneval e, quanto mais ao Sul, ganha outros nomes, como Fasching, conhecido assim também na Áustria.

Na Bélgica, a cidade de Pernik promove o Kuker, famoso baile carnavalesco de máscaras. Lá, a folia é conhecida como Carnaval de Binche.

Já nas Américas as coisas são mais quentes. Um exemplo é a pequena Granada, um país-ilha caribenho que atrai cada vez mais turistas, e o famoso Carnaval de Aruba, com desfiles de rua e Rei Momo. No México, a cidade de Mazatlán (que significa “o lugar do veado” no idioma Nahuatl) tem grande tradição carnavalesca. Por fim, é aqui que acontece o Carnaval mais longo do mundo. Não, não é o baiano. Trata-se da folia uruguaia, que dura 40 dias. Começou no último dia 26 e vai durar o mês inteiro, com shows na rua 18 de Julio, a principal de Montevidéu.

Nova Orleans – Devastada pelo furacão Katrina, Nova Orleans, nos Estados Unidos, espera ter de volta a alegria nas ruas já neste mês, com a 150ª edição do Mardi Grass, tradicional Carnaval da cidade que acontecerá entre os dias 18 e 28. É verdade que a festa não terá as duas semanas de anos passados (foram cortados quatro dias da folia do Louisiana), mas a CNN aposta que Nova Orleans voltará ao velhos tempos. Cerca de 20 mil quartos de hotéis estarão disponíveis para a festa.

Hoje, após a reestruturação da cidade, o aeroporto está com a metade dos vôos de antes do furacão. E a comemoração promete: das 34 organizações carnavalescas que existiam antes da tormenta, 31 participarão desta edição do Mardi Grass. Além disso, mais de 700 restaurantes estarão abertos para atender os foliões.

O site de viagens da CNN ainda cita outros lugares como destinos certos dos viajantes, principalmente os norte-americanos. Um deles é o Arizona, onde o clima quente e a grande quantidade de resorts com spa e campos de golfe atrai quem procura diversão nas férias. Outro destino mencionado é o Colorado, muito conhecido pelas suas estações de esqui que estarão abertas o ano inteiro com outras atividades, como mountain biking e rafting. A folia também acontece em menor intensidade em outras cidades norte-americanas, de Nova Jersey a São Francisco. Nova York, inclusive, tem uma pitada tupiniquim dos brasileiros que moram lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;