Internacional Titulo Nos EUA
Obama foca discurso no
emprego, tributos e energia

Discurso também serviu como parte da campanha do
presidente já visando às eleições de 6 de novembro

25/01/2012 | 03:56
Compartilhar notícia


O presidente dos EUA, Barack Obama, fez ontem no Congresso o tradicional Discurso do Estado da União, e demonstrou sua preocupação com o desemprego (em torno de 8,5%), cobrou uma reforma tributária e mais investimentos em energia limpa. Para o presidente, cujo discurso serviu também como parte de sua campanha visando às eleições de 6 de novembro, essas medidas são fundamentais para que o país diminua sua desigualdade econômica e reconquiste os "valores americanos".

 

Obama insistiu que os mais ricos devem pagar mais impostos. Ele citou como exemplo de injustiça econômica a declaração do magnata Warren Buffett feita em 2011. Na época, Buffett disse que sua secretária, Debbie Bosanek, pagava mais impostos do que ele. Logo após Buffett ter feito a declaração, Obama propôs a "Norma Buffett", que prevê que os americanos que ganham mais de US$ 1 milhão por ano paguem pelo menos 30% em impostos federais, o equivalente ao que paga a classe média americana. Obama anunciou ainda a criação de uma força tarefa para investigar as hipotecas de alto risco que levaram à crise imobiliária de 2008 e também para analisar as práticas comerciais de outros países, inclusive da China.

 

Com o intuito de estimular o emprego nos EUA, o presidente disse ainda que reduzirá impostos sobre a produção, sobretudo das companhias que investirem em alta tecnologia, e que dará apoio àquelas que fecharem suas unidades no exterior para se instalarem no país. O presidente delineou metas para abrir 75% dos potenciais poços marítimos de petróleo e gás natural dos EUA, além de estabelecer novas regras para a perfuração de poços de gás natural. Obama destacou ainda o comprometimento do país na obtenção de energias sustentáveis.

 

Obama lembrou ainda o fim da guerra do Iraque e a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden. Também fez referências à "Primavera Árabe" e disse que "prevenirá o Irã de ter sua bomba nuclear, não medindo esforços para isso". Apesar do tom, o presidente disse acreditar numa saída pacífica para o impasse. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;