Esportes Titulo Ramalhão
Santo André tentará
recomeçar em Rio Claro

Vice-campeã na elite em 2010, a equipe busca resgatar os
dias de glória a partir da Série A-2 do Campeonato Paulista

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
25/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A história agora é outra. Se há dois anos o Santo André disputava a final do Paulistão contra o Santos, hoje tem pela frente o Rio Claro, em recomeço pela Série A-2 estadual. O duelo marcado para as 19h30, no Estádio Augusto Schimidt Filho, no Interior, é visto com grande importância por atletas, comissão técnica, diretoria e torcedores andreenses, afinal o objetivo é estrear com o pé direito e quem sabe repetir o título de 2008.

"Temos de mostrar a força do Santo André", destacou o técnico Rotta que, no entanto, descarta qualquer favoritismo ao time em função do passado recente. "Vamos honrar essa camisa e entrar para subir. Para chegar nisso, a meta é estrear bem contra o Rio Claro", completou o zagueiro Daniel Gigante.

Na avaliação do diretor de futebol Sérgio do Prado, o astral do grupo não poderia estar melhor para a abertura da competição. "A expectativa de todos é grande. Jogadores, comissão técnica, diretoria e a cidade também, afinal somos os representantes de Santo André. Fizemos excelente pré-temporada e estamos confiantes e otimistas. Mas é só depois que o campeonato realmente começar que vai clarear para todos", disse.

O Ramalhão trouxe 14 reforços para a Série A-2. Destes, três já eram conhecidos da torcida, casos do goleiro Marcelo Bonan, do zagueiro Júnior Paulista e do lateral-esquerdo Arthur. Os demais, apesar de não possuírem tanto nome, têm experiência na divisão, o que é importante em torneio tão equilibrado e brigado como a Série A-2.

O técnico Rotta indicou que 12 das 20 equipes que disputarão o torneio têm chance de avançar à segunda fase. O regulamento voltou ao que era em 2010 (deixou de ser regionalizado e agora todos os times se enfrentam em turno único), fato que gerou elogios e também críticas do treinador - no ano passado, ele alcançou o acesso com a Catanduvense.

"Desta forma temos mais dificuldades. São viagens mais longas e maior cansaço do que se fosse regionalizado. Mas é mais justo, porque vai promover a capacidade dos oito melhores. Por isso é necessário estar bem programado desde o início para não ser surpreendido", disse.

Do time que disputou a Série C, apenas três serão titulares: Daniel Gigante, o lateral-esquerdo Andrezinho e o volante Juninho.


Jogadores e comissão assistem palestra sobre arbitragem

Mal chegaram ao hotel em Campinas, ontem à noite, jogadores, comissão técnica e dirigentes do Santo André se reuniram para assistir palestra da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Federação Paulista. Coordenado pelo ex-árbitro Roberto Perassi, o encontro durou aproximadamente uma hora e meia.

"Pedimos ao Coronel Marinho (presidente da comissão) e fomos atendidos. É bastante importante que todos saibam os critérios de arbitragem. Puderam tirar todas as dúvidas e saíram atualizados", disse o diretor de futebol Sérgio do Prado.

Segundo Perassi, encontros como esse são positivos. "É importante para os jogadores tirar as dúvidas sobre regras específicas até para ajudar no decorrer das partidas. A palestra é bem interativa. Trago material didático da Fifa e quando apresentam dúvidas sobre cartão, comemoração de gol ou jogadas antidesportivas, por exemplo, mostramos utilizando lances e situações, esclarecendo os critérios", explicou o ex-árbitro.


Adversário sofre com alto número de desfalques

O técnico Paulinho McLaren tem diversos problemas para escalar o time que encara hoje o Santo André. Pelo menos quatro jogadores considerados titulares estão com problemas e devem ficar de fora da partida.

O lateral-direito Éder ainda não alcançou as condições ideais de jogo, o volante Walker (defendeu o Ramalhão há duas temporadas) sente lesão na coxa e o atacante Nirvana não teve o quadro clínico divulgado.

Já o nome do meia Rafael Costa não apareceu no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol, o que o deixa impossibilitado de estrear.

"Por jogar em casa, temos de nos superar para sair com os três pontos", afirmou Paulinho McLaren.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;