Diarinho Titulo
Florestas são abrigo
para todos no planeta
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
13/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Parecem estar muito longe da gente. Às vezes, dá a impressão de que só existem de verdade na Amazônia. Nada disso. O Grande ABC tem florestas naturais bem próximas às áreas urbanas.

Quem já esteve em Paranapiacaba, em Santo André, ou foi para o litoral, com certeza viu pedaços de florestas que formam a Mata Atlântica - um dos biomas mais importantes e ameaçados do mundo.

E como esse ecossistema é importante para todos! Acredite, nossa vida depende dele. Nas florestas ficam as nascentes de água que abastecem as casas da região. Por isso, é necessário ter muitas árvores próximas aos rios e represas para que não sequem. Mas essa não é a única função.

As plantas mantêm a umidade do ar e ajudam a regular o clima do planeta. Já notou a diferença de temperatura entre uma área que só possui prédios e outra com várias árvores? A primeira é mais quente e desagradável. Aliás, boa parte da chuva que ocorre no Sudeste - onde fica o Estado de São Paulo - depende da umidade vinda da Floresta Amazônica.

Funcionam também como filtro de água e ar, tirando o excesso de impurezas e deixando-os com mais qualidade. Protegem o solo; as raízes seguram a terra e não deixam que escorregue em direção ao fundo dos rios e represas, tornando-os mais rasos. Até as folhas caídas têm uma tarefa: renovam e fertilizam o chão.

Por serem fundamentais para a humanidade e estarem muito ameaçadas, a ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é lembrar a humanidade de que é preciso preservá-las para garantir a vida na Terra. E isso não é papo de ecologista chato. É algo com o qual cada vez mais pessoas se preocupam.

Todos precisam entender que a diminuição das florestas não coloca em risco apenas a existência de espécies de plantas e animais das matas, mas a do homem principalmente.

 

Dão muitas coisas

Olhe ao redor; você vai encontrar muitos produtos que vêm das florestas. Com a madeira é possível fazer móveis, portas, janelas, pisos, telhados, brinquedos, entre outros objetos.

O homem e principalmente os animais se alimentam dos frutos das árvores das matas. Aliás, há espécies que vivem exclusivamente sobre os galhos, chamadas arborícolas.

Parte da borracha é fabricada a partir do látex, retirado da seringueira. Isso sem contar remédios e cosméticos que têm na sua composição sementes, folhas e flores. Mas sabe-se muito pouco. Os cientistas acreditam que ainda há muitas espécies animais e vegetais que produzem substâncias capazes de curar doenças. As florestas guardam muitos segredos.

 

Muitas ameaças

As árvores podem parecer grandes e fortes, mas estão ameaçadas pelo homem. Nem todas resistem à poluição emitida pelos carros e podem desaparecer. Há ainda outras ameaças. A floresta em torno da Represa Billings, no Grande ABC, está sendo derrubada para dar lugar a casas. Grande parte das construções é clandestina, não deveria estar ali, segundo a lei. E se a mata desaparece, a produção de água é prejudicada.

No Norte do País, a Floresta Amazônica sofre com o desmatamento irregular. As áreas devastadas são transformadas em pasto para criação de gado e plantação de grãos, como soja. O pior é que plantas e animais dependem uns dos outros; se uma espécie é eliminada, todas são ameaçadas.

 

Pode ficar pior

Com a diminuição das florestas, a vida na Terra ficará difícil. A paisagem e o clima irão mudar. Algumas regiões terão fortes tempestades, outras grandes secas. A quantidade de água vai diminuir e se tornará mais cara.

Sem matas, o solo fica fraco e produz menos alimentos. Por isso, o homem também pagará mais para obter comida. Bichos, plantas e a população que vive nas matas vão desaparecer. As pessoas ficarão doentes, por causa do ar poluído e seco.

Um pouco disso já ocorre. A maior tragédia climática do Brasil, na região serrana do Rio de Janeiro neste ano, poderia ter sido evitada. A maioria das casas destruídas pelas chuvas e deslizamentos estava em áreas onde por lei deveria ter apenas floresta.

 

Bichos lutam para ter um lar

O que suricato, leão, tartaruga-gigante, urso-polar, canguru e diabo-da-tasmânia têm em comum? Todos estão perdendo seus habitat naturais por causa dos humanos.

Em Animais Unidos Jamais Serão Vencidos, que chega aos cinemas na sexta (18), a turma se encontra por acaso na África e descobre que, apesar de viverem em locais diferentes, têm o mesmo problema.

O suricato maluquete Billy decide investigar por que a água não chega à sua região, onde todos estão morrendo de sede. Ao descobrir o que acontece, une-se a outras espécies para resolver a situação. Mas o homem é cabeça-dura e não se preocupa em proteger os bichos e a Terra. Cabe aos animais lutarem pela sobrevivência e o direito de ter um lar.

A animação em 3D é baseada no livro A Conferência dos Animais, escrito na década de 1940 por Erich Kästner. Apesar das belas cenas, o filme fica legal mesmo perto da metade. Mas vale conferir. A gente sai do cinema com a sensação de que tomou puxão de orelha.

 

Aprender a cuidar delas

Os alunos do Colégio Stagium, em Diadema, vão aproveitar o Ano Internacional das Florestas para aprender mais sobre esse ambiente e saber o que podem fazer para ajudar a preservá-lo. "Tem gente que não está preocupada em cuidar das florestas e nem gosta delas", diz Maria Eduarda Correa, 6 anos. O amigo Gabriel Sobral, 6, sabe por que as árvores são importantes: "Fazem bem para a gente e para os animais. Tem de cuidar para ninguém acabar com elas".

Na opinião de Lucas Bruneli, 5, o mundo seria triste sem as plantas. "As flores são a coisa mais bonita da floresta." Maria Eduarda Souza Moura, 6, alerta: "Se cortarem todas as árvores, a gente pode morrer".

Em abril, a turma visitará uma tribo que vive de verdade na floresta. Conhecerão um pouco da cultura dos índios que vivem no Parque Nacional do Xingu, no Mato-Grosso, e vêm para o interior de São Paulo uma vez por ano.

 

Saiba mais

- Floresta é o ecossistema dominado por árvores altas. Como estão bem próximas,

as copas formam espécie de telhado que cobre a área. Muitos bichos vivem a maior parte do tempo nos galhos. Já o solo é coberto por folhas caídas. Há vários tipos que se diferenciam, principalmente pelo terreno que ocupam.

- Dependendo da região e clima, as árvores têm diferentes formatos e tamanhos. Na floresta temperada, encontrada nos Estados Unidos, Europa e Leste da Ásia, as árvores estão adaptadas para enfrentar o frio. No outono e inverno, perdem as folhas; se decompõem no solo, deixando-o rico em nutrientes.

- Para não destruir mais as árvores nativas - as que nascem naturalmente nas matas -, hoje o papel é fabricado a partir de grandes florestas plantadas pelo homem com essa finalidade. É preciso pensar bem antes de usar papel sem necessidade e sempre aproveitar as folhas que sobram.

- O Brasil já teve 1,3 milhão de km² de Mata Atlântica; hoje, só restam 95 mil km². A maior parte está em Paraná e São Paulo. Mesmo assim, mantém 20 mil espécies de plantas, sendo que 6.000 só existem lá.

- Cerca de 30% da Terra é coberta por florestas, que abrigam grande variedade de espécies. Muitas ainda não foram descobertas. Por causa da destruição, podem sumir antes de serem conhecidas.

- A Floresta Amazônica abriga o maior conjunto de rios da Terra, além de 1.300 espécies  de aves e 40 mil de plantas conhecidas pelo homem. Está ameaçada pelo desmatamento que não para de crescer.

- O pau-brasil era tão abundante na época do descobrimento (1500), que serviu de inspiração para o nome do País. Foi tão utilizado que quase desapareceu. Hoje, é difícil encontrá-lo na natureza.

 

Consultoria de Waverli Neuberger, coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Universidade Metodista, e Fernando Tatagiba, analista ambiental do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;