Cultura & Lazer Titulo
Geraldine Fitzgerald morre aos 91anos
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
20/07/2005 | 08:30
Compartilhar notícia


Morreu terça-feira, aos 91 anos, a atriz irlandesa Geraldine Fitzgerald, mãe do diretor de teatro e cinema Michael Lindsay-Hogg (Dr. Fischer de Genebra, de 1984). Ela sofria de mal de Alzheimer e estava em casa, em Nova York, nos Estados Unidos. A atriz fez uma longa carreira nos palcos e no cinema. Tinha temperamento forte, ao contrário da doce, romântica e sofredora Isabela Linton que interpretou em O Morro dos Ventos Uivantes (1939) coadjuvando a história estrelada por Lawrence Olivier como Heatcliff e Merle Oberon como Cathy. Sua atuação valeu uma indicação ao Oscar de 1940, num ano que teve a concorrência de peso de ...e o Vento Levou (1939), grande vencedor daquele ano.

Nascida em Dublin, estreou no teatro britânico em 1932 e passou ao cinema logo depois. Chamou atenção do diretor da companhia teatral Mercury Theatre, Orson Welles, quando este estava na Irlanda. A tia de Geraldine, Shelah Richards, também atriz, apresentou-a para o diretor. As duas trabalharam juntas com Welles, mas Geraldine ficou na companhia.

A atriz estreou na Broadway, em Nova York, em 1938. Não demorou para chamar atenção dos olheiros de Hollywood e fez O Morro dos Ventos Uivantes em 1939. Durante a década de 40, permaneceu sob contrato com o estúdio Warner, mas o contrato não permaneceu nela. A tumultuada relação, com Geraldine recusando papéis, rendeu-lhe uma suspensão.

Mesmo assim, conseguiu dividir-se bem entre palco, onde encenou várias peças de Eugene O'Neill, e tela, contracenando com Bette Davis e Humphrey Bogart, entre outros. No fim da carreira, depois de estrelar teledramas nos anos 70 (Ecos de Verão, de 1976, com Richard Harris e Jodie Foster, ainda criança), foi indicada ao "Oscar" do teatro norte-americano, o Tony, pela direção na peça Mass Appeal, de Bill C. Davies, em 1982.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;