Cultura & Lazer Titulo
Cenário independente
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
18/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Pela primeira vez, Santo André será palco do maior festival integrado da América Latina, o Grito Rock!, cuja nona edição envolve 132 cidades entre nove países (além de Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador).
No domingo, a partir das 13h30, bandas independentes mostrarão as diferentes vertentes do rock no Vitória Jardim (o antigo Hora Extra). "Demos preferência a grupos da região que têm som próprio", explica o produtor Régis Renan Cora.
Entre as atrações, estão conjuntos mais antigos como Kães Vadius, precursor do psyco-billy no Brasil; Montanha, voltado ao rock setentista; e The Salad Maker, formado por brasileiros que se conheceram em Londres, na Inglaterra.
Promessas e revelações do rock têm espaço garantido. Listam oito bandas nesta categoria. São elas: The Cleaners, Nieto, Decrux, Krias de Kafka, Dellaware, Skuta, Retidos na Oitava e Color for Shane.
"Queremos mostrar caras de bandas independentes que não têm oportunidade de tocar em grandes festivais. Sei que o evento não resolve o problema, mas a ideia é ajudar", afirma o produtor. "Servimos de vitrine para grupos que têm de um a 25 anos de estrada".
Para ele, o rock produzido na região já perdeu bastante força por falta de eventos destinados ao gênero. "A nossa luta é dar cara ao rock, independentemente de suas vertentes; trabalhar para que o Grande ABC seja sempre referência", explica Cora. "Apesar de ter perdido força, muita gente ainda olha para cá".
Para fortalecer o cenário do rock na região, além dos shows, o festival abarca bate-papo com o baixista Sukata, que ajudou a fundar nos anos 1980 a lendária banda Garotos Podres. Por volta das 19h, o músico falará sobre a origem do punk rock no Grande ABC. "Este será um dos pontos altos do festival", aposta Cora.
Outra atração é a mostra Fotografia, Arte e Rock'n Roll, do fotógrafo Luck Trax, que poderá ser vista durante todo o evento. Além de exibir imagens relacionadas ao rock, Luck Trax falará, a partir das 17h, sobre o seu trabalho.

Grito Rock! - Festival. No Vitória Jardim - Rua das Figueiras, 1.121, Santo André. Tel.: 3441-3109. Domingo, das 13h30 às 22h30. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;