Setecidades Titulo
Mauá atrai 30 mil em desfile de contratempos
Andrea Catão
Do Diário do Grande ABC
27/02/2006 | 08:11
Compartilhar notícia


O primeiro desfile do Carnaval mauaense, na noite de sábado e madrugada de domingo, foi marcado por problemas, embora estes não tenham tirado o ânimo dos sambistas das escolas do grupo 2 que tomaram a avenida Portugal e que reinauguraram a festa no município, interrompida por oito anos. Do fim da tarde de sábado até a madrugada de domingo mais de 30 mil pesssoas assistiram ao desfile, de acordo com estimativa da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Também não foram registrados incidentes durante a apresentação das escolas, embora não se possa dizer o mesmo da concentração das escolas.

Antes do início de cada desfile, os integrantes das cinco agremiações do grupo 2 experimentaram uma boa dose de estresse. As escolas que apresentaram o desfile mais coeso, com fantasias de melhor acabamento e que empolgaram o público, devem perder pontos preciosos em alegoria.

A Acadêmicos Nova Era, a segunda a desfilar no grupo 2, tomou a pista sem levar o último carro alegórico. A comunidade do Jardim Itapeva, que cantou o tema que retratava as festas comemorativas do país, perdeu o carro natalino, que quebrou na concentração. Uma pena, pois todos os componentes sabiam na ponta da língua a letra do samba, de fácil memorização.

Já a Leões de Ouro, que encerrou o primeiro dia de desfile na Portugal, não saiu com o abre-alas. Bem que os integrantes tentaram entrar com a alegoria. O conserto foi feito na última hora, mas no percurso até a entrada da avenida, a roda quebrou novamente. A alternativa encontrada pela comunidade do Jardim Itapark foi retirar a placa do carro com o nome da escola e colocá-lo em outro carro, que fez as vezes de abre-alas. Duas esculturas de leões também foram instaladas às pressas no outro carro.

A Mocidade Independente do Jardim Zaíra, que desenvolveu o tema Essas Mulheres Maravilhosas, não entrou com a bateria completa e, por ironia, sem a rainha e a madrinha da bateria. O presidente da escola, César Bispo, disse que teve “problemas internos”, mas que não deixariam de desfilar.

Quem abriu a apresentação do grupo 2 foi a União Independente do Feital, que arrancou aplausos do público ao trazer tema que relembrava os antigos carnavais de Mauá. A comissão de frente, bem ensaiada, foi uma das mais bonitas da noite. As seis dançarinas – que representavam a alegria do retorno da festa e a tristeza por ter sido interrompida por oito anos – evoluíam em perfeita sincronia.

E por falar em sincronia... a bateria da Império do Jardim Oratório fez três paradas durante a apresentação e, no retorno, tocava uma batida funk. Os batuqueiros não desafinaram ao dar o ritmo do enredo que retratava os deuses da mitologia grega.

A escola de samba do Jardim Anchieta, embora tenha desfilado pela primeira vez, foi a que mais levou torcida para a arquibancada montada na avenida Portugal. A agremiação abriu o desfile da noite com o tema O Mundo em Busca da Paz. Pelo regulamento da Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá) toda pleiteante deve desfilar por dois anos consecutivos para começar a competir pelo acesso ao grupo 2.

Para domingo à noite estava previsto o desfile das escolas do grupo 1 de Mauá. O resultado do Carnaval 2006 de Mauá será conhecido nesta segunda-feira. A apuração será realizada a partir das 14h, no Coqueluxe (avenida Princesa Isabel, Vila Guarani). A campeã do grupo 2 desfila em 2007 e a última colocada vai para o grupo intermediário, recebendo metade da verba para fazer o Carnaval. Para esta terça-feira, está previsto o desfile das campeãs na avenida Portugal, a partir das 19h. Se apresentam as três primeiras colocadas dos grupos 1 e 2.

Apuração

Nesta segunda-feira, 14h

Local: Coqueluxe

avenida Princesa Isabel, Vila Guarani

Apoteose

Nesta terça-feira, às 19h

Local: avenida Portugal

Com desfiles das três primeiras colocadas dos grupos 1 e 2




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;