Automóveis Titulo
VRF 1200 é o novo ícone da Honda
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
30/03/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Honda começa a vender em abril duas motos inéditas que têm tudo para agradar ao consumidor com bom poder aquisitivo. Já veterenas em mercados desenvolvidos, a XL700V Transalp e a VRF 1200 F chegam renovadas ao Brasil prometendo força, esportividade e versatilidade - vão bem tanto no asfalto quanto em trilhas.

Pilotar as duas máquinas da Honda, mesmo num curto trajeto no interior de São Paulo, foi a chance de constatar que a marca tem produtos à altura das europeias com maior tradição em produzir motocicletas touring aventureiras - não é à toa que VRF e Transapl foram pensadas para atender consumidores do Velho Continente.

Assim como a CB 750 e a CBR 1000 RR, a VRF 1200 F chega também para marcar época ao ser ícone em tecnologia e design entre produtos consagrados da Honda, que é líder disparada no mercado brasileiro, com cerca de 80% das vendas.

Tudo é inovação na VRF, a começar pelo câmbio. A transmissão é automática de dupla embreagem (DCT - Dual Clutch Transmission) e traz tecnologia inédita em âmbito mundial para motocicletas.

A caixa automática permite troca muito rápidas tanto no modo automático ou manual, sem uso de embreagem. A VRF não tem o pedal para trocas de marchas nem manopla de embreagem. Isso torna a pilotagem quase uma nova brincadeira.

O design também é outro capítulo à parte. A VFR1200F traz linhas inspiradas em modelo conceitual, em que a carenagem de dupla camada (Dual Layer), contribui com o desempenho aerodinâmico, transformando-a numa máquina impossível de passar despercebida. O desenho da carenagem também contribui para arrefecer o propulsor, que é de tirar o fôlego.

O motor de quatro cilindros em V, refrigerado a água, tem 1.237 cm³, que desenvolve potência máxima de 172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 mkgf a 8.250 rpm.

Concebido para atingir altas velocidades, o propulsor dispõe de torque já em baixas rotações - 90% disponível a partir de 4.000 rpm.

O painel de instrumentos traz conta-giros analógico, dois displays digitais mostram o velocímetro, os indicadores de nível do combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e consumo de combustível.

A traseira também completa o conjunto. Compacta, ela reforça as formas dinâmicas da motocicleta. A lanterna e os piscas traseiros seguem a tendência da dianteira.

A Honda traz para o Brasil apenas a versão mais incrementada da VRF 1200 F. O preço sugerido é de R$ 69,9 mil - não inclui frete. A Honda espera vender cerca de 20 unidades por mês. É uma boa prova para a marca testar como anda seu prestígio.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;