Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Descubra Paranapiacaba


Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC

09/07/2005 | 09:42


Começa neste sábado e vai até o dia 24 o 5º Festival de Inverno de Paranapiacaba. O maior evento cultural do Grande ABC ganha força este ano, com o orçamento recorde de quase R$ 1 milhão e um total de aproximadamente 120 atrações nas mais diferentes linguagens. Pelo menos 70 mil pessoas devem passar pela Vila, segundo estimativas da própria organização. O FIP não economiza em qualidade e, desta vez, traz nomes de peso como Luiz Melodia, João Donato, Vernon Reid (guitarrista do Living Colour) e Banda Mantiqueira, entre outros.

Não é só o FIP que está melhor. A Vila agora conta com dois importantes pontos históricos restaurados: o Castelinho, antiga residência do engenheiro-chefe da São Paulo Railway, que funciona como museu, e o Clube União Lyra Serrano, palco de importantes shows do FIP. Segundo o subprefeito de Paranapiacaba, João Ricardo Guimarães Caetano, o Castelinho ganhou uma iluminação especial na fachada. Já o Lyra "está em condições plenas de uso", mas só poderá ser visto por dentro durante os espetáculos.

"Sugiro aos visitantes que conheçam o mirante construído na parte alta, que possibilita ver o mar. Ele fica acima da copa das árvores e a vista, de lá, é muito bonita", diz.

Para facilitar a vida dos turistas em dias de chuva, as barracas do setor de alimentação ganharam uma estrutura maior, permitindo, assim que o visitante se acomode em um espaço coberto.

Embora os principais shows ocorram a partir das 15h, a programação da Vila já começa às 10h e não pára um segundo. Nas ruas, nos ateliês, nos galpões, há sempre um evento acontecendo. Há opções para toda a família. No Largo dos Padeiros, por exemplo, estarão concentrados os espetáculos infantis, os de cultura popular e o velho e bom chorinho, sempre prestigiado nos festivais.

Segundo Caetano, a segurança foi reforçada: serão 280 homens de várias corporações (Polícia Militar, Civil, Guarda Civil e Tiro de Guerra) e de empresas particulares, nos três fins de semana, além de cinco bombeiros. Durante o 5º FIP, Paranapiacaba contará com uma delegacia móvel, um caminhão do Corpo de Bombeiros, bases móveis comunitárias, motos, viaturas e homens a pé. O Pronto Atendimento de Saúde, que já funciona 24 horas, terá reforço de equipe médica e duas ambulâncias. Os visitantes, que já contam com uma estrutura de sanitários no PAT (Posto de Atendimento ao Turista) também terão à disposição 50 banheiros químicos distribuídos pela Vila histórica.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;