Setecidades Titulo
Ginástica ao ar livre exige cuidados
Por Henrique Munhos
Especial para o Diário
20/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A instalação de equipamentos de ginástica em praças e parques públicos é elogiada pelos praticantes de esporte na região. Porém, alguns cuidados são necessários para evitar lesões. "Se não for realizado da forma correta, o exercício, que deveria ajudar, pode até prejudicar, causando lesões", explicou a fisioterapeuta Fernanda Rocha.

A aposentada Maria Leonice, 74 anos, moradora de Santo André, sai do Jardim Alvorada para utilizar os equipamentos da Praça Kennedy, na região central. Além de pegar um ônibus, Maria caminha por cerca de 30 minutos antes de chegar ao local. "Como já ando todo esse tempo, não faço nenhum alongamento prévio. Chego e já uso os equipamentos", afirmou.

Para a fisioterapeuta, a prática adotada pela aposentada não é recomendada. "O alongamento é fundamental para aumentar a elasticidade e também não sobrecarregar a musculatura que será exercitada depois", sustentou Fernanda. O aquecimento também é muito importante, pois aumenta a circulação sanguínea e facilita o aporte de oxigênio.

A dona de casa Neiva Andrade, 74, tem consciência do que pode e do que não pode fazer. "Tive um problema no ombro e tenho artrose nos joelhos. Portanto, tenho noção de que não posso usar de muita força nesses pontos." Porém, Neiva acredita que seria necessário um instrutor para alertar sobre os possíveis riscos. "Há muitas pessoas que não sabem como utilizar esses equipamentos. Ainda mais para os idosos, que são maioria aqui na Praça Kennedy."

A reclamação também é semelhante nos novos equipamentos da Cidade da Criança, em São Bernardo. "Muitos vêm reclamar aqui, pedindo a presença de um instrutor. Eu mesmo não sei como utilizar alguns aparelhos", disse a auxiliar de enfermagem do parque Clemilde Vieira Brito, 36.

Segundo a fisioterapeuta, as lesões mais comuns com a prática equivocada de exercícios físicos são a tendinite e a protusão discal - esta última pode evoluir para um quadro de hérnia de disco.

"É fundamental procurar a orientação de um professor de Educação Física ou de um fisioterapeuta. Se não for um auxílio diário, que seja pelo menos uma única vez, para que essas pessoas não cometam equívocos.

 

Painéis esclarecem que é preciso buscar orientação médica

 Tanto na Praça Kennedy quanto na Cidade da Criança existem painéis que esclarecem para que servem cada aparelho de ginástica. Porém, não há uma explicação de como a pessoa deve praticar cada exercício. Em Santo André, todos os equipamentos avisam que é necessário uma orientação médica antes da realização de esportes.

Outras cidades da região também possuem equipamentos de ginástica em espaços públicos. Ribeirão Pires, por exemplo, disponibiliza os aparelhos em uma área verde localizada na Avenida Brasil, no Centro.

O Parque Pôr do Sol, no bairro Piraporinha, em Diadema, também abriga academia ao ar livre, inaugurada em dezembro.

Além da Cidade da Criança, a Prefeitura de São Bernardo pretende instalar academia no Parque Estoril, que passa por reformas e deverá ficar pronto no início de abril. A Prefeitura de Santo André também pretende expandir o projeto, mas não divulgou futuros locais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;