Economia Titulo
Odebrecht é autorizada a explorar petróleo angolano
Das Agências
05/06/2002 | 08:59
Compartilhar notícia


A Odebrecht e a canadense Ranger Oil foram autorizadas pelo Parlamento angolano a explorar o petróleo das jazidas no litoral do país, informaram fontes oficiais do Legislativo nesta quarta-feira. As duas empresas fazem parte de um consórcio com a companhia pública angolana Sonangol.

O consórcio tem como principal projeto a extração de petróleo da jazida batizada "Bloco 16". A abertura da exploração no "Bloco 16" dependia de uma autorização que acaba de ser dada pelo Parlamento angolano, de acordo com a lei deste país.

A companhia canadense representa 50% do consórcio, a brasileira 30% e a angolana 20%, segundo o Ministério do Petróleo. O "Bloco 16" foi descoberto recentemente pelo grupo Shell-Texaco, que decidiu abandonar seu projeto de extração por considerar a jazida muito fraca do ponto vista comercial, explicou o ministro do Petróleo, Botelho de Vasconcelhos, num informe transmitido ao Parlamento.

A intenção dos canadenses e brasileiros de explorar o "Bloco 16" foi classificada pelo governo angolano como oportuna para aumentar o volume de negócios no setor, segundo o informe do ministro.

A Angola é um país que vem de uma guerra civil de 27 anos e sobrevive atualmente das suas exportações de petróleo, que são de mais de 700 mil barris diários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;