Cultura & Lazer Titulo
Manual da arte de fazer rir
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


O andreense Danilo Gentili é prova de que a comédia stand-up - o gênero no qual o artista usa somente um microfone para arrancar risos da plateia - pode alavancar, e muito, uma carreira profissional. Recentemente foi sondado pela Record para sair da Band. Não vazou a quantidade de dígitos da transação, mas sabe-se que a casa que abriga o programa CQC, o qual integra, rapidamente cobriu a oferta.

Interessados em seguir seus passos ou mesmo entender um pouco mais sobre a técnica por trás da arte de escrever e contar piadas contam agora com o recém-lançado Notas de Um Comediante Stand-Up (Ed. Nossa Cultura, 160 págs., R$ 33, em média), de autoria de Léo Lins.

É um compêndio de leitura rápida e fácil das anotações realizadas por Lins desde 2001, quando começou a realizar seus primeiros shows, além de pesquisas e análises de programas e livros norte-americanos. Os EUA são um país de tradição no estilo, surgido mesmo em 1770, com o mestre de cerimônias inglês Philip Astley, criador do que teria sido o primeiro circo do mundo.

O autor conta que sua obsessão por anotar e analisar suas performances pode parecer uma "manifestação psicótica", mas isso o ajuda a aprender com seus erros. Ele compartilha dicas, treinos e ensinamentos para que se atinja o objetivo de, claro, fazer a plateia rir.

Para Lins, é necessário ser autêntico, não mentir para o público sobre situações que não foram vividas e, principalmente, não ser desleal e antiético com os colegas de trabalho, ‘furtando' piadas alheias.

Vale ressaltar que, o que torna a leitura da pesquisa de Lins realmente agradável são os exemplos, leia-se, piadas, que ilustram o texto. Para ficar no Brasil, Lins explica que desde José Vasconcellos, considerado o precursor, passando por Chico Anysio e Jô Soares, somente agora, no século 21, o stand-up comedy chega em sua mais pura forma ao País.

"É uma espécie de ‘Tudo o que você sempre quis perguntar a um humorista stand-up mas pega esse livro e me deixa em paz", arremata um dos colegas de Lins, Bruno Motta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;