Memória Titulo Memória
Um coral para a autonomia de São Bernardo

Uma grande ideia nasceu do casal Vicente e Elexina D’Angelo: distribuir aos presentes a cópia da letra do Hino de São Bernardo, feita pelo próprio Wallace Simonsen para a música do maestro João Gomes

Ademir Médici
29/11/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Custou, mas veio
A justa reparação
Nosso trabalho
Não foi em vão

Refrão da música Nosso Município, Hino Oficial do Município de São Bernardo do Campo; composição de João Silvério da Silva (João Gomes); letra de Wallace Simonsen.

Gente, a ideia de celebrar quarta-feira os 72 anos da reconquista da autonomia político-administrativa de São Bernardo está ganhando adeptos. E uma grande ideia nasceu do casal Vicente e Elexina D’Angelo: distribuir aos presentes a cópia da letra do Hino de São Bernardo, feita pelo próprio Wallace Simonsen para a música do maestro João Gomes.

Assim, durante a visita ao busto de Wallace Simonsen, na Praça Lauro Gomes, será improvisado o Coral da Autonomia, com os presentes cantando os versos compostos mais de 70 anos atrás.

Padre Ervino Vivian, da Basílica da Boa Viagem, estará presente às 9h30 em ponto para uma oração e bênção do busto de Wallace Simonsen. Prefeito eleito Orlando Morando também comparecerá, adianta sua assessoria. Um caderno será passado para recolher as assinaturas dos presentes. E um compromisso será firmado por todos para que a data do 30 de novembro não seja nunca mais esquecida, homenageando-se as lideranças do movimento de 1944.

Será, ao mesmo tempo, uma jornada cívica e simples, como simples é a nossa cidade e sua gente. Todos à Praça Lauro Gomes, pois. Memória está feliz.

CORREÇÃO
Memória errou. Quem está no batelão, na Represa Billings, ao lado de Wallace Simonsen na foto publicada sábado é o Sr. Quirino Baptista de Oliveira Lima, e não o Sr. Ítalo Setti. Quem desfaz o equívoco é o neto do Sr. Quirino, que tem o nome do avô e que informa: Quirino, o avô, foi delegado de polícia e pai do prefeito Higino de Lima. E é também nome de bairro em São Bernardo, completamos.

Quirino, o neto, deverá estar presente à solenidade de amanhã na Praça Lauro Gomes, ao lado dos demais descendentes das lideranças que reconquistaram a independência são-bernardense.

AUTONOMIA DE SÃO BERNARDO
72 anos de história
Visita ao busto de Wallace Simonsen
Data: quarta-feira, 30 de novembro
Horário: entre 9h30 e 10h
Pedido: leve uma flor

Diário há 30 anos
Sábado, 29 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6303
Manchete – Governo acusa os derrotados pelos tumultos contra o Plano Cruzado em Brasília
São Caetano – Começa a substituição de todos os semáforos da Avenida Goiás.
Diadema – Iniciadas as festividades do 27º aniversário da emancipação.

Em 29 de dezembro de
1916 – Grupo Escolar de São Bernardo, hoje Museu Octaviano Gaiarsa, de Santo André, organiza a festa do encerramento das aulas.
A guerra. Do noticiário do Estadão: “Raid” de “zepelins” à costa Nordeste da Inglaterra.
1981 – Conrado Bruno Corazza, de São Bernardo, eleito o engenheiro emérito do ano pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Grande ABC.
1996 – Linha de passageiros Santos-Jundiaí faz sua última viagem no trecho da Serra do Mar. No dia seguinte é desativada por tempo indeterminado – o que chega a 20 anos hoje.

Hoje
Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

Santos do dia
Iluminata. Mártir. Viveu na Itália no século 4.
Brás de Véroli
Paramão
Saturnino.

Município paulista
Promissão. Elevado a município em 1923, quando se separa de Penápolis. É a terra natal do professor Alexandre Takara.
Mirante do Paranapanema. Elevado a município em 1954, quando se separa de Santo Anastácio. 29-11-1953.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 29 de novembro:
No Paraná, Araruna, Laranjeiras do Sul, Mariluz, Presidente Castelo Branco, Renascença, Santa Izabel do Oeste e Vitorino.
Em Santa Catarina, Chapadão do Lageado.
No Maranhão, Lago Verde.
Na Bahia, Malhada.
Na Paraíba, Natuba. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;