Cultura & Lazer Titulo Leitura
Projeto ‘Viagem Literária’ levará escritores brasileiros para junto do público

A romancista Andrea Del Fuego fala sobre sua obra em São Caetano, Diadema e Mauá

Por Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
29/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Talvez seja pela atividade de escrever ser necessariamente solitária, mas o fato é que escritores parecem ser inacessíveis. Para desmistificar essa visão, a secretaria de Cultura do Estado de São Paulo promove entre 1º e 31 de outubro o projeto Viagem Literária>, em que 16 escritores vão percorrer 80 cidades paulistas para bate-papos em bibliotecas sobre literatura, leitura e livros e o que mais surgir na conversa. Aqui no Grande ABC, as cidades que receberão as visitas dos autores serão Mauá, Diadema, São Caetano e Santo André.

O projeto Viagem Literária>, que foi lançado em 2008, visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural. Em 2013, o programa teve público de mais de 28 mil pessoas, sendo que crianças e jovens em idade escolar corresponderam a mais de 80% dos participantes, dependendo do município. Neste ano, a expectativa é de 35 mil participantes nos módulos de contação de histórias, realizados em agosto, e de bate-papos com autores de obras infantojuvenis, ocorrendo em setembro, e adulto programados para outubro.

CONVIDADOS
Entre os autores convidados estão Andréa del Fuego, Elvira Vigna, Evandro Affonso Ferreira, Guilherme Fiuza, Ignácio de Loyola Brandão, Jacques Fux, João Anzanello Carrascoza, João Paulo Cuenca, Lauro César Muniz, Lira Neto, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Marcia Tiburi, Menalton Braff, Paula Fábrio e Sacolinha.

Recém-chegada da Suécia, onde semana passada representou o Brasil num evento literário, a escritora Andréa Del Fuego, 39 anos, estará nos encontros em Mauá, Diadema e São Caetano. Legítima representante da nova geração de escritores brasileiros, Andréa ganhou em 2011 o Prêmio José Saramago, que reconhece excelência em obras publicadas em língua portuguesa.

O prêmio é homenagem ao Nobel de Literatura concedido em 1998 ao escritor português José Saramago e se destina a escritores que tinham 35 anos ou menos na data de publicação das obras. Andréa venceu com o seu primeiro romance, Os Malaquias, de 2010, em que conta a história de irmãos que foram separados depois que os pais são mortos. O segundo romance da escritora é As Miniaturas, que fala sobre o frágil diálogo entre o real e o sonho, o ético e o necessário e uma linguagem que, segundo os críticos é, ao mesmo tempo, econômica e poética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;