Economia Titulo Imposto de Renda
Governo estuda dois superlotes de restituição
10/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Diante do constrangimento gerado pela descoberta de que o Ministério da Fazenda está adiando as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física, o governo discute a reversão da medida por meio da ampliação dos dois últimos lotes de restituição deste ano - novembro e dezembro. Dois superlotes evitariam que as devoluções do imposto pago a mais em 2008 sejam feitas somente em 2010. A exceção fica para quem for retido na malha fina.

Segundo fontes, a economia gerada pelo adiamento da devolução do IRPF, R$ 1,5 bilhão, não seria tão significativa a ponto de compensar o desgaste político que a manobra fiscal impôs. A decisão da Fazenda atinge diretamente a classe média, grupo considerado eleitoralmente bastante sensível ao noticiário e que ajuda a formar opinião de outros eleitores. Faltando um ano para as eleições, o governo não quer provocar a ira de quem vai às urnas. Por isso, segundo fonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou insatisfeito com a decisão da Fazenda.

Quando explicou a medida, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o contribuinte não teria prejuízo, pois a restituição é corrigida pela taxa Selic. O problema é que muitos antecipam esse dinheiro com empréstimos no sistema financeiro e o atraso na devolução do imposto implica em mais juros sendo pagos. Outro problema é quem tem outras dívidas e contava com o dinheiro para quitá-las.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;