Cultura & Lazer Titulo TV Cultura
'Prelúdio' tem nova eliminatória
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
26/10/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


A TV Cultura exibe hoje, a partir das 20h30, a quinta eliminatória da quarta edição de Prelúdio, espécie de show de calouros de música de concerto, gravado no Teatro Franco Zampari, em São Paulo.

Esta noite, os três candidatos ao prêmio principal de uma bolsa de estudos na Alemanha vêm da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A cantora baiana Ludimila de Carvalho, atualmente residente em São Paulo, interpreta ária de Romeu e Julieta: Je veux vivre, de Charles Gounod; o clarinetista pernambucano Djalma Albuquerque apresenta, de Wolfgang Amadeus Mozart, o primeiro movimento do Concerto para Clarinete e Orquestra. O pianista Gabriel Neves Coelho, de Porto Alegre, executa o Concerto para Piano e Orquestra nº 1 em Dó Maior Op 15, de Ludwig van Beethoven (primeiro movimento allegro con brio).

O concurso, que é apresentado por Estela Ribeiro, tem regência do maestro Júlio Medaglia à frente da Orquestra Prelúdio. Esta semana, o júri será composto pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; pela cantora lírica Inês Stockler e pelo violonista Fábio Zanon.

As eliminatórias seguem até 16 de novembro e serão exibidas sempre aos domingos. As duas semifinais ocorrerão nas semanas seguintes. A finalíssima será exibida em 7 de dezembro. O programa é transmitido simultaneamente pela Cultura FM (na freqüência de 103,3 MHz)

Além do incentivo para temporada de estudos na Europa (que tem patrocínio do Instituto Goethe) o concurso oferece como prêmio um concerto especial em que o grande vencedor se apresenta como solista.

Desde 2005, quando foi ao ar a primeira edição do programa, 80 músicos passaram pelo Prelúdio. Até agora apenas homens foram contemplados: o clarinetista Thiago Naguel (2005), o violinista Rodrigo Monteiro (2006) e o pianista Cristian Budu (2007).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;