Esportes Titulo Azulão
São Caetano muda
estratégia contra Oeste

Com a transferência do jogo do Campeonato Paulista para
São Carlos, a equipe terá de sair mais, admite Ailton Silva

Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
26/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A transferência da partida contra o Oeste, de Itápolis para São Carlos, em razão da reforma do Estádio dos Amaros, fez o São Caetano mudar a estratégia contra a equipe do Interior, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Se antes, com o campo menor ia atuar mais retraído, agora terá de se lançar para cima do adversário.

A análise é do próprio técnico Ailton Silva. "Como o campo em Itápolis é menor e eles vêm de dois resultados negativos, podíamos ficar mais fechados e explorar os contragolpes. Agora é diferente. Com mais espaços temos de adiantar a marcação e jogar mais em cima deles. Também tem fator positivo, que eles não terão a torcida a seu favor."

O treinador relacionou o atacante Jobson - emprestado pelo Botafogo-RJ até o fim do ano - para o confronto. Só não confirmou se o atleta vai estrear. Ele levou 20 jogadores para São Carlos e dois devem ser cortados. Ou seja, somente sete ficarão no banco de reservas.

Ailton Silva não acredita que o fato de o Oeste ainda não ter vencido vá facilitar as coisas para o Azulão. "O time deles é aguerrido e justamente por ainda não terem vencido vão querer descontar no São Caetano. Cabe a nós jogarmos com paciência, inteligência e aproveitar as oportunidades que eles nos derem ao longo do jogo."

As equipes sempre fazem duelos equilibrados no Paulistão. No ano passado, no Anacleto Campanella, houve empate por 2 a 2.

O treinador do São Caetano espera partida mais equilibrada do que a da estreia diante do Atlético Sorocaba, em Sorocaba, há uma semana. A equipe do Grande ABC venceu por 2 a 1. "Será jogo mais igual, ao menos na parte física, porque os dois times se reapresentaram e iniciaram a pré-temporada no mesmo período, dia 3 de janeiro. Já o Atlético (Sorocaba), que praticamente não teve calendário no segundo semestre, teve mais tempo para se preparar e fez vários jogos amistosos. Então, fisicamente estavam mais condicionados. São Caetano e Oeste estão no mesmo nível. Quem marcar melhor e errar menos sai com a vitória."

Ailton Silva não esconde o sorriso quando perguntado dos reforços que ganhou para o Paulistão, casos de Rivaldo, Jobson e do goleiro Fábio Costa, emprestado pelo Santos até o fim do ano. Ele admite que com a chegada dos "astros" a responsabilidade por boa campanha aumenta. "Isso sim. No entanto, o grupo que está aqui desde o ano passado já tinha traçado a meta de ficar entre os oito primeiros."

 

Ailton ressurge entre novatos do Azulão

Em meio aos novatos do São Caetano, um rosto já conhecido do torcedor e que andava meio esquecido na temporada passada volta a surgir e a ter oportunidade: o meia Ailton, autor de um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Sorocaba na rodada de abertura do Campeonato Paulista, no sábado passado, em Sorocaba.

O histórico de seguidas lesões e a forte concorrência de Marcelo Costa e Pedro Carmona fizeram com que Ailton perdesse espaço na equipe em 2012. Ao longo do ano, o jogador foi sondado duas vezes pela Portuguesa, mas o São Caetano não aceitou liberá-lo. A primeira foi logo após o término do Paulistão e a segunda no início do returno da Série B do Brasileiro.

Como o meia não vinha sendo aproveitado, a Lusa tentou levá-lo para o Canindé. Mas, como coincidentemente Marcelo Costa havia caído de produção e Pedro Carmona ainda não tinha a confiança da comissão técnica, o Azulão optou por por continuar com Ailton, que agora espera dar a volta por cima no clube.

"Venho me preparando bem desde o início da temporada. A equipe ficou ainda mais forte com os reforços. O talento do Rivaldo é indiscutível. Sem dúvida vai nos ajudar bastante. Da minha parte, espero aproveitar a oportunidade que tiver para não sair mais da equipe", disse Ailton, que dos recém-contratados atuou somente com o lateral-direito Edson Ratinho, na campanha de acesso do Mogi Mirim, na A-2 do Campeonato Paulista, em 2007.

Ailton garantiu não estar preocupado com a concorrência, fortalecida com a chegada de Rivaldo. "A pressão aumenta, mas é bom porque quando há concorrência o jogador não se acomoda. É bom para o clube também, porque vê os jogadores mais motivados."

Na avaliação do meia, a pressão para que o time faça boa campanha por causa da chegada de reforços também cresce. "Quando a gente se reapresentou, o Ailton (técnico) perguntou ‘o que queríamos neste ano'. Dissemos que a ideia era nos classificar entre os oito. Com os reforços, acredito que agora temos condições de brigar pelo título."

O técnico Ailton Silva não definiu se o xará iniciará o jogo ou ficará no banco.

 

Estádio do São Carlos não traz boas lembranças ao Oeste

A casa do São Carlos, o Luisão, como é chamado o estádio, não traz boas lembranças ao Oeste. Uma semana antes da estreia no Paulistão, perdeu jogo treino para a equipe local por 2 a 0.

Agora, tenta apagar as más lembranças e se recuperar no Estadual. Afinal, perdeu para o Botafogo, por 2 a 0, em Ribeirão Preto, e no meio da semana foi castigado pelo Palmeiras (3 a 1), em Rio Preto. A equipe tem mandado jogos fora porque o Estádio dos Amaros passa por reforma e não há previsão de quando será liberado.

O técnico Luís Carlos Martins deve manter a equipe do jogo anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;