Automóveis Titulo Salão
Para quem quer vestir a camisa
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
31/10/2012 | 07:00
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A cada dois anos acontece em São Paulo o Salão Internacional do Automóvel. Já em sua 27ª edição, a mostra está desde 1970 no Pavilhão de Exposições do Anhembi (antes, era montado no Parque Ibirapuera), onde milhares de aficionados por veículos piram nas máquinas que figuram nos mais de 40 estandes espalhados pelo local. Só nesta edição são nada menos que 500 carros, entre eles, ícones como Dodge Viper, Mercedes SLS, Chevrolet Camaro, Ford Mustang...

Mas não pense que só de carros vive o Salão. Lá, o público (estimado em 750 mil pessoas neste ano) pode conferir uma infinidade de produtos relacionados ao mundo das quatro rodas. Sim, estamos falando das grifes e boutiques que sempre estão ali, ocupando parte do estande das principais marcas para que o ávido visitante possa, literalmente, vestir a camisa, quando o assunto é carro.

Com a abertura dos portões para os visitantes, um dos pontos mais aglomerados do Salão é o estande da Audi. Afinal, todo mundo quer ver o carro em que o jogador Neymar foi embora no primeiro dia - após apresentar o Volkswagen Gol duas portas para a imprensa especializada. Muitos outros, porém, vão ali para o cantinho para saber o que podem levar para casa como recordação da mostra. A Audi Collection conta com camisetas polo, pen drives e óculos escuros, tudo, claro, em alusão à marca das quatro argolas. É possível encontrar desde um chaveiro (de R$ 15,90), até carteira feita em couro, que não sai por menos de R$ 399. Ainda assim é (bem) mais barata que o R8 GT Spyder - o mais caro do estande, visto que suas duas únicas unidades destinadas ao Brasil custam R$ 1,2 milhão, cada.

 

PÚBLICO

De acordo com a organização do Salão, aproximadamente 75% do público é masculino. E não é diferente com as compras. Segundo as boutiques, a maioria dos clientes são homens, e em grande parte jovens aspiracionais. Talvez por isso, o item mais vendido na Troller Store é o boné de aba reta, que custa R$ 50. Na loja, os preços vão de R$ 8 (caneta feita em plástico), até a jaqueta masculina de R$ 350. É importante frisar que as bicicletas expostas na vitrine ainda não estão à venda!

DUAS RODAS

Ah, você está procurando justamente uma bicicleta? Então vale dar uma passadinha na boutique da Mini, que tem a magrela (dobrável) no portfólio. O preço? R$ 2.800. Mas se a intenção é apenas dar aquela lembrancinha, vale levar um guarda-chuva de R$ 184, que além das estampas em menção à marca, traz o cabo com formato do câmbio dos Mini. Todos os detalhes da loja rememoram a capital inglesa; na vitrine, a bolsa de viagem com a bandeira britânica custa R$ 761.

Os mais endinheirados podem atravessar o tapete vermelho e ir até a BMW Life Style, onde um relógio - com mostrador prateado e pulseira em couro - custa R$ 4.800. No entanto, pode-se variar com canecas (R$ 70), chaveiros da derivação esportiva M (R$ 100) e até mesmo tênis, que variam de preço, mas custam R$ 450, em média.

Fugindo um pouco da vestimenta, as almofadas estampadas da Citrën Experience Centre custam R$ 49. Na Land Rover há desde chaveiros (R$ 25), até a miniatura do Range Rover Sport de R$ 180 - o item mais caro da grife, que atrai tanto proprietários da marca quanto o público em geral. A Fiat Fashion (que vende só pela internet) traz produtos para todos os gostos e bolsos. E se você admira os superesportivos norte-americanos, a dica é dar uma olhada na Chevrolet Fan Store, que vende chinelos, jaquetas e camisetas estampadas com os modelos mais desejados da marca. A jaqueta do Corvette, por exemplo, sai por R$ 399.




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