Setecidades Titulo Concurso
Desafio chega a mais 2 cidades do Grande ABC
Caroline Garcia
Especial para o Diário
10/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O 6º Desafio de Redação chegou ontem a Santo André e São Caetano. Essa é a quarta semana de aplicação das provas para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio, com o tema Álcool, você não precisa disso para se dar bem.

Estudante do 3º ano da EE Dr. Generoso Alves de Siqueira, em Santo André, Matheus Werner, 17 anos, foi um dos ganhadores do ano passado e levou para casa uma bicicleta. Como em 2011, fez pesquisas na internet sobre o assunto, mas considera o tema fácil por fazer parte do dia a dia dos jovens.

Desde criança, os pais de Matheus conversam com ele sobre o assunto. "Família é fundamental. São eles que me orientam quanto a andar com os amigos certos, o que influencia bastante a personalidade dos adolescentes."

Há três anos seguidos a escola andreense é premiada no concurso. Para a coordenadora Cátia Aparecida Daniel, é um passo importante para o futuro dos alunos. Ela teve caso de alcoolismo na família. "Meu pai era alcoólatra não assumido, o que considero o pior dos casos. Acho que por isso minha filha, de 21 anos, nunca teve vontade de experimentar nada."

Em São Caetano, na Emef Leandro Klein, parte do estímulo da participação dos alunos vem do professor de História Pedro Henrique Ramos, que costuma fazer as redações com os estudantes. No ano passado, quando o tema foi Profissões do Futuro, ele foi premiado na categoria dos docentes com um computador.

"Escrevi sobre o trabalho do professor como um dos vetores para a evolução da sociedade. Não se trata de uma profissão estagnada, temos professores no passado, presente e futuro. E vendo a gente participar, os alunos percebem que é a roda dos iguais. Ninguém é melhor que ninguém."

A premiação para os alunos do 3º ano é uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), co-realizadora da iniciativa. Há ainda prêmios como computadores, bicicletas e televisores. O concurso tem parceria do governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;