Economia Titulo Alta
Fipe: IPC acelera para 0,31% na 1ª prévia de setembro
Por
12/09/2012 | 06:17
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,31% na 1ª quadrissemana de setembro. O número representa uma aceleração sobre o fechamento de agosto, quando apresentou 0,27%.

 

Na comparação com a primeira prévia de agosto, a inflação mostrou uma aceleração ainda maior, já que o índice naquele levantamento foi de 0,16%. O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro das estimativas de 27 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, cujas previsões oscilavam entre 0,25% e 0,36%, e próximo da mediana projetada de 0,30%.

 

O grupo Habitação aumentou a desaceleração. Passou de uma deflação de 0,13% em agosto para uma deflação de 0,20% na primeira prévia de setembro - foi o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.

 

Já o grupo Alimentação apresentou forte aceleração, conforme previsto pelos analistas. O subíndice subiu para uma inflação de 1,46% nesta primeira pesquisa mensal, ante 1,08% no fechamento de agosto - foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.

 

Transportes continuou no campo negativo, mas com um ritmo menor. De uma deflação de 0,24% no oitavo mês do ano, foi para uma deflação de 0,13% na primeira prévia de setembro. Despesas Pessoais teve redução no mesmo comparativo. De uma inflação de 0,37% em agosto, recuou para uma inflação de 0,16% na primeira parcial deste mês.

 

O subíndice Saúde apresentou ligeira desaceleração. Depois de apresentar 0,55% em agosto, passou para 0,51% na primeira pesquisa de setembro. O segmento Vestuário também teve desaceleração. De uma inflação de 0,22% em agosto, recuou para 0,06% na primeira quadrissemana de setembro.

 

Por fim, o segmento Educação saiu de uma inflação de 0,16% no mês de agosto e recuou para 0,12% no primeiro levantamento deste mês.

 

 

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na 1ª quadrissemana de setembro:

 

Habitação: -0,20%

 

Alimentação: 1,46%

 

Transportes: -0,13%

 

Despesas Pessoais: 0,16%

 

Saúde: 0,51%

 

Vestuário: 0,06%

 

Educação: 0,12%

 

Índice Geral: 0,31%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;