Setecidades Titulo No Paço
Aniversário de S.Bernardo reúne 30 mil em shows
Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
21/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Com público estimado em 30 mil pessoas segundo a Polícia Militar, o último dia de shows para comemorar os 459 anos de São Bernardo, ontem, no dia do aniversário, teve recorde de público. No fim de semana, em média 6.000 pessoas participaram das festividades. Samba e pagode formaram a trilha sonora do dia e a apresentação do ídolo Thiaguinho, ex-integrante do grupo Exaltasamba, motivou a ida de muitas das pessoas ao Paço.

"Venho todo ano, mas este ficou ainda mais especial com a presença dele", disse a balconista Elisabete Santos de Souza, 33 anos, moradora do Jardim das Orquídeas, que levou o marido e dois filhos.

O eletricista Sidnei Alves dos Santos, 34, convidou mulher e filhos para ver a apresentação do ídolo. "Vim nos três dias, até o dia do rock. Tem que ter alguma coisa para a gente fazer no feriado."

Não foram registradas ocorrências policiais e os atendimentos de emergência se concentraram somente no consumo exagerado de bebidas alcoólicas e pessoas que não se sentiram bem por conta da aglomeração. O secretário de Cultura da cidade, Osvaldo de Oliveira Neto, comemorou o sucesso do evento, que, para ele, se deve aos cerca de 1.500 artistas do próprio município ou região. "Era uma meta que conseguimos no ano passado e queríamos repetir. Tirando o Thiaguinho, todas as apresentações são locais. É um orgulho muito grande para o artista estar no aniversário da cidade dele."

Apesar de ser de Santo André, o percussionista Felipe Matheus Borba, 23, concorda. Ele se apresentou ao lado de Marcinho do Cavaco e comemorava o reconhecimento. "É uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho para pessoas da região", disse.

O aniversário começou pela manhã, com missa e atividades para relembrar a história local. Os shows começaram às 11h e 14 grupos ou cantores de samba e pagode se apresentaram no Paço. O valor investido, no entanto, é minimizado. "Quando a gente faz um evento desses, mexe com toda a economia. É bom para todos", garantiu Neto.

DESFILE

Pela manhã, cerca de 5.000 pessoas participaram do desfile de aniversário, com o tema São Bernardo - Histórias e Memórias, escolhido para celebrar os 200 anos da criação da Freguesia de São Bernardo, quando o príncipe regente Dom João VI desmembra da Paróquia da Sé o território do antigo bairro.

Ao todo, passaram pela Rua Marechal Deodoro, no Centro, alunos de 37 Emebs e outras nove instituições educacionais da cidade, oito ONGs, bandeirantes, desbravadores e grupos de escoteiros.

Na apresentação cívica houve exibição de fanfarra e percussão. Já a ala militar trouxe oficiais do Tiro de Guerra de São Bernardo, São Caetano e Santo André, e pelotões da Guarda Civil Municipal, além da tropa motorizada, com viaturas da Força Tática, Polícia Rodoviária, Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros, Radiopatrulhamento, Ronda Escolar, Bases Comunitárias Móveis e motos da Rocam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;