Economia Titulo Mobilização
Trabalhadores da Rhodia Química entram em greve

Funcionários querem melhora nas condições para se transferir para fábrica no Interior

Por Leone Farias
do Diário do Grande ABC
03/06/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Os 63 trabalhadores da Rhodia Química, de Santo André, entraram em greve ontem. Durante a paralisação, cerca de 150 terceirizados também não puderam entrar para trabalhar no período da manhã.

Os funcionários da Rhodia reivindicam melhores condições para se transferir para a empresa Erca, localizada em Itatiba, no Interior, e adquirida em 2013 pelo grupo Solvay, dono da Rhodia. A companhia definiu, em novembro, que vai interromper a atividade química no município do Grande ABC para concentrar essas operações na Erca até fim de 2015, e também ofereceu pacote de benefícios tanto para os que se desligarem quanto para os que se transferirem. No entanto, os 63 funcionários da fábrica andreense querem mais garantias para ir ao Interior.

Na época, a Solvay propôs pagar 20% de salário adicional por ano trabalhado tanto para quem quiser se desligar quanto para os que aceitarem se mudar. No entanto, os trabalhadores querem elevação para 60% de adicional ao ano, segundo o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC Milton Nunes de Brito, o Tijolinho.

Eles também reivindicam três anos de garantia de emprego ou de salário. A fabricante ofereceu dois anos e meio. Isso significa que, se demitir antes do fim desses período, pagaria o correspondente em dinheiro. A Rhodia informou que segue negociando com os empregados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;