Setecidades Titulo Conquista
Alunos travestis conquistam direito de usar nome social

Ação pretende diminuir preconceito em relação aos que se identificam como do sexo oposto

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
04/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Alunos travestis e transexuais das redes de ensino pública e particular do Estado passaram a ter o direito de serem chamados pelo nome social nas escolas. A ação inclusiva pretende diminuir preconceitos e discriminações e evitar que este público abandone os estudos. A medida, aprovada por unanimidade pelo CEE (Conselho Estadual da Educação) nesta semana, será publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

O diretor do núcleo de inclusão da Secretaria da Educação do Estado, Sérgio Cardoso, explica que, apesar de professores e funcionários já tratarem, informalmente, os estudantes travestis e transexuais pelo nome que escolheram, este direito não era assegurado. “É uma reivindicação dos movimentos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) que passa a ser atendida em forma de reconhecimento e respeito”, diz.

Com a mudança, Cardoso espera que o grupo formado por estudantes nestas condições permaneça no processo educacional com mais qualidade. “Não temos dados que indiquem a quantidade de alunos travestis e transexuais, mas sabemos que, infelizmente, trata-se de público que em geral abandona a escola no ciclo normal de ensino e só retoma os estudos na EJA (Educação de Jovens e Adultos) por não se sentir incluído”, destaca.

Cardoso ressalta que o nome social não é o que popularmente as pessoas consideram ‘nome de guerra’ ou ‘vulgo’, e sim o escolhido pelos alunos que têm desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto para ser substituir o de batismo. Por questões legais, no entanto, o nome civil, aquele que está no RG do estudante, continuará a ser utilizado em documentos externos, como transferência e histórico escolar.

O CEE é um órgão consultivo que estabelece regras para todas as escolas das redes estadual, municipal e particular, desde a Educação Infantil, até os ensinos Médio e Técnico. Com isso, alunos que desejarem ter o nome social incluído nas listas de chamada e diários de classe terão de solicitar por escrito na secretaria escolar. Já os que têm menos de 18 anos precisarão enviar requerimento preenchido pelos pais.


Medida é comemorada por LGBTs


A redutora de danos Thayla, 32 anos, comemora o fim do constrangimento que estudantes com identidade de gênero diferentes do convencional passam ao ser chamados pelo nome civil. Travesti há 12 anos, a moradora de Diadema considera a mudança uma forma de respeito. “É muito ruim ser uma figura feminina e ser chamada pelo nome de batismo (no seu caso, Roberto Deodoro)”, destaca.

Para Thayla, a ação não significa o fim do preconceito. “Ainda enfrentamos muita discriminação e o que mais me deixa chateada é ser alvo de piadinhas. Temos dificuldade para encontrar emprego e ainda observamos que tem gente que não senta do nosso lado no ônibus”, revela.

O presidente da ONG ABCDS (Ação Brotar Pela Cidadania e Diversidade Sexual), Marcelo Gil, considera que o poder público vem evoluindo no que diz respeito a garantia de direitos do público LGBT. “Já temos a garantia de fazer readequação sexual no SUS (Sistema Único de Saúde) e, agora, conquistamos direitos também nas salas de aula. Isso certamente traz vários benefícios ao cidadão”, observa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;