Setecidades Titulo Transportes
Secretário vivencia
problemas do transporte

Titular da Pasta, José Carlos Gonçalves vistoria
pessoalmente todas as linhas de ônibus de Diadema

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
11/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


“O olho do dono é que engorda a boiada.” Foi baseado no provérbio popular que o secretário de Transportes de Diadema, José Carlos Gonçalves, resolveu acompanhar de perto os problemas do sistema municipal de transporte. Na sexta-feira, o titular da Pasta foi ao Terminal Piraporinha, às 17h, para viajar em uma das linhas. Optou pela 25DP, que vai até o Terminal Diadema, no Centro. “É uma das que mais registra reclamações”, justificou.

Ao chegar à fila de espera, o representante da Prefeitura recebeu as primeiras críticas. “Na semana passada, fiquei 45 minutos esperando no ponto. Não sei se teve algum problema no trânsito, mas a demora foi grande. Cheguei em casa tarde”, afirmou a estudante Solange Aparecido, 44 anos.

Ao subir no ônibus, às 17h20, Gonçalves procurou ouvir a maioria dos passageiros, começando pelo fundo do coletivo, onde as críticas mais severas foram de usuários que utilizam o transporte público diariamente.

A principal reclamação foi a respeito do tempo de espera, que chega a 30 minutos durante a semana e 55 minutos aos sábados e domingos. Outras reclamações foram sobre a imprudência de alguns motoristas dos coletivos e lotação em determinadas linhas, como na 11EP, que vai da Vila Paulina até o Terminal Piraporinha.

O trajeto escolhido teve atraso de 35 minutos. A linha, que passa pelas avenidas Conceição, Presidente Kennedy, Fabio Eduardo Ramos Esquível, Prestes Maia, Dom João VI e Piraporinha, entre outras, deveria fazer o percurso em uma hora e 20 minutos. No entanto, a viagem foi concluída após uma hora e 55 minutos.

Apesar do atraso e das críticas, o secretário considerou que o serviço oferecido foi bom. “Esperava situação pior. A reclamação é sobre o intervalo de aproximadamente 25 minutos para o ônibus passar no ponto, mas o tempo previsto é de 15 a 18 minutos de espera, então não está tão fora. A limpeza também é boa. Acho que a população vê que está melhorando, mas dá para otimizar ainda mais.”

A ideia de Gonçalves é viajar por todas as linhas da cidade para conhecer a situação do transporte municipal. Ele está cumprindo a promessa feita quando assumiu a Pasta, há pouco mais de um mês. “Quero sentir o que a população está vivendo para cobrar melhorias das empresas”, disse.

O secretário afirmou que utilizaria diariamente os ônibus de Diadema sem problemas. “Não dirijo, então, uso transporte coletivo. Pelo que vi nessa linha, que é de trajeto longo, foi tranquilo, não teve superlotação, apesar de um pouco de atraso. A reclamação principal é sobre o tempo de espera. Ainda dá para dar uma enxugada nisso.”

Alguns usuários pediram para Gonçalves continuar andando de coletivo pela cidade, porque consideraram que o serviço foi melhor só porque o secretário estava a bordo. “Quando entro no ônibus de qualquer linha o motorista vai saber que estou aqui. É claro que, com a minha presença e da imprensa, a tendência é que ele seja um pouco mais cuidadoso ao volante.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;