Setecidades Titulo Saúde
Espera por consulta
com clínico chega
a 3 meses em UBSs

Prefeitura de Mauá diz que pacientes crônicos conseguem encaixe e que médicos estão sendo contratados

Por Thaís Moraes
Guilherme Monfardini
28/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O tempo de espera para consulta médica com clínico geral em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá pode chegar a três meses. Baseada em reclamações de pacientes, a equipe do Diário entrou em contato com 11 unidades da cidade e compareceu a três delas. Os postos de Saúde Guapituba e Santa Lídia foram os que apresentaram maior tempo de espera. De acordo com funcionários, só existem horários livres para setembro.

As unidades Flórida, Santista e Vila Assis informaram que só há agenda disponível para agosto. Já nos postos Itapark, Jardim Mauá, Parque São Vicente, Sônia Maria, Zaíra II e Vila Magini é possível conseguir atendimento para este mês.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Lumena Furtado, consultas em UBSs são passíveis de espera porque aparentemente não há urgência. “No caso de gestantes, hipertensos e diabéticos, há encaixe na agenda da unidade porque entendemos que são atendimentos de prioridade”, justificou.

Para mudar esse cenário, Lumena informa que a administração está passando por reconstrução da rede básica da Saúde, não só com a contratação de médicos, mas de diversos profissionais que integram o serviço de Saúde. “Estamos com 32 vagas abertas para médicos nas especialidades de ginecologia, clínica geral e pediatria. Está tudo pronto para fazer a contratação, basta completar as vagas. Em julho abriremos grande edital de seleção pública para outras categorias e, assim, esperamos que toda a rede melhore”, prometeu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;